Gravura extraída do livro 100 anos da APL |
Chico Acoram Araújo
“Na escarpa de um morro
bem deserto,
A paz da viração da gente ingrata,
De murtas povoado;
Eu quero que meu leito
seja aberto
descansem meu corpo democrata
Na
vida abandonado.”
(L.
de Paiva)
O
sol ardente de um dia verão do ano de 1887 começava a declinar no poente. A passarada se agitava, alegremente, anunciando
com seus mil sons e tons a proximidade do pôr do sol. O lugar ficava não muito
distante da Fazenda Santo Antônio de propriedade do comendador Dario Pereira da
Silva, no antigo termo de Jerumenha. Uma desgastada estrada de chão arenoso por
ali passava. O terreno era plano do tipo cerrado, mesclado por manchas de
caatinga arbórea e algumas árvores frondosas típicas da região. Em uma das
margens daquele caminho destacava-se um alto e majestoso juazeiro com sua
abundante copa verde proporcionando uma generosa sombra aos viajantes que ali
estacionavam para um ligeiro descanso, depois de uma longa viagem pelas regiões
do alto Parnaíba. Um oásis poder-se-ia dizer, pois a poucos metros desse
dadivoso juazeiro existia um perene riacho que escorria, paralelo, abaixo do
nível da estrada. O pequeno regato era um presente de Deus. Seu tênue espelho d’água
deslizava devagarinho nesse pedaço de chão esturricado no meio do sertão piauiense.
Daí a razão porque o lugar era parada obrigatória dos viajantes, posto que ali tinham
ao seu dispor sombra e água fresca e um agradável recanto para descansar.
Alguns
dias antes se via naquele aprazível lugar um andarilho; maltrapilho, barbudo e
doente. Caminhava sem rumo e tropeçante por conta da maldita dipsomania que o
consumia implacavelmente. Nessa andança, o homem balbuciava algumas palavras:
“(...)
Virgens ditosas, que folgais no
baile, / Aves mimosas que adejais aí, / Tomai cuidado no librar das asas, /
Mirai todas neste espelho aqui! ”
No
dia seguinte ao daquele quente dia de verão, Licurgo José Henrique de Paiva, o brilhante
e inditoso poeta piauiense, nascido em Oeiras(PI) em 18/03/1942, fez daquele
belíssimo paraíso a sua morada eterna. Tinha apenas 45 anos de idade. Alguns
moradores da localidade o encontraram morto na beira da estrada. O corpo estava
esquálido e deplorável. Era um espectro de homem. Sob a copa daquele velho juazeiro,
enterraram o infeliz poeta, como indigente, em uma cova rasa, sem choro e nem
velas. Ainda por alguns anos após a morte do poeta os viajantes que por ali
passavam ainda viam uma carcomida cruz de madeira que indicava o local exato da
sepultura desse notável piauiense. Hoje, se desconhece esse pedaço de chão onde
jaz o grande poeta Licurgo de Paiva, considerado um dos precursores do
romantismo no Piauí.
Clodoaldo
Freitas conta nos seus apontamentos biográficos (livro VULTOS PIAUIENSES), que conheceu
pessoalmente Licurgo de Paiva quando este já se encontrava no declínio da sua
vida, no mais avançado grau de decadência intelectual e física. Nessa época,
Licurgo se tornara uma simples caricatura de homem, que na juventude
revelara-se possuidor de um brilhante talento. Clodoaldo lembra que Licurgo “encontrava-se
aleijado e pobre, doente dessa terrível consumpção que o levou ao túmulo”, e
que ele “vegetava na mais grassa miséria, estiolado pelo álcool”. Lembra também
que Licurgo, de tanto entregar-se ao alcoolismo, ficou com suas faculdades
mentais precárias, louco, tendo como consequência a perda gradativa da
“poderosa intelectualidade, que irradiara em versos de elevado mérito e que
serão sempre a sua glória e a tábua que há de soerguê-lo do naufrágio do
esquecimento”. O ilustre biógrafo diz ainda que, por essa época, as poesias que
escrevia eram de péssima qualidade, deplorável. A embriaguez mórbida do autor
de Flores da Noite e de outros belíssimos poemas “lhe toldara a inteligência,
uma das mais belas que nasceram neste ridente solo piauiense”, enfatiza o já
mencionado historiador.
Sobre
a vida do desventurado poeta Licurgo de Paiva, o biógrafo e historiador
Monsenhor Chaves (livro OBRA COMPLETA), citando uma passagem bíblica (Capítulo
7, versículos 1 – 4, de Jó – que a vida do homem sobre a terra é uma luta), comenta:
“ Estas palavras do velho Jó, às
vezes, agarram-se a certas vidas marcando-as com ferro e brasa. Pensando nelas,
lembrei-me de Licurgo de Paiva, o grande e infeliz poeta piauiense, cuja
memória apagou-se totalmente no cenário cultural de nossa terra. E ele bem que
merecia uma outra sorte. ”
Lycurgo
José Henrique da Paiva (Licurgo de Paiva) era filho natural do Tenente-Coronel
Miguel Henrique de Paiva e de sua companheira Carolina Joaquina Bento. No ano
de 1852, Licurgo com apenas oito anos de idade acompanhou seus pais que se
mudaram para Teresina, a nova capital da Província do Piauí. Na época o clima
na cidade de Oeiras estava em situação de animosidade uma vez que o Presidente
da Província, Dr. José Antônio Saraiva, decidiu corajosamente transferir a
capital para a Chapada do Corisco.
A economia de
Oeiras, principalmente o setor comercial, sofreu um abalo incomensurável.
Segundo Monsenhor Chaves, isso “acirrou os ânimos da população e se transformou
num divisor de águas, levando o sofrimento de muitas famílias”. O padre aponta
que a mudança da capital da Província do Piauí para Teresina teve uma enorme
repercussão na vida do menino Licurgo. Seu pai que, além de militar, era também
comerciante da velha Oeiras, encontrava-se em situação financeira muito complicada,
inclusive devendo muito ao Erário. Isso é tanto verdade que, em setembro de
1852, o Tenente-Coronel propõe ao Presidente Saraiva uma negociação de suas
dívidas junto à Fazenda Provincial, de modo que pudesse saldar seu passivo em
prazos mais longos; o pleito foi de pronto atendido pelo jovem presidente. Além
disso, o Conselheiro Saraiva decidiu contratar o Tenente-Coronel Miguel de
Paiva para transportar os objetos das repartições públicas gerais e provinciais
para a nova capital do Piauí. Segundo Monsenhor Chaves, o contrato estipulava,
por cavalgadura, a quantia de 4$000 até o Porto de São Francisco, e 10$000 até
Teresina (seis arrobas por cada animal), bem como uma multa de 5$000 por 15
dias de atraso para a entrega dos objetos transportados.
Nessa ocasião
da transferência da capital, o militar tomou a decisão de transferir sua
família para Teresina. A crise financeira de Miguel de Paiva perdurou por mais
alguns anos. Isso é bem verdade que em 19 de abril de 1853 o militar foi
notificado que seus bens tinham sido sequestrados pela Fazenda Pública em face
do não pagamento das suas dívidas junto ao Erário.
Com residência
definitiva em Teresina, o pai logo matricula o filho em uma escola primária;
depois, Licurgo conclui seus estudos secundários no “Liceu Piauiense”. Em 1861,
o Tenente-Coronel, tendo prosperado e melhorado suas condições financeiras, decidiu
encaminhar o filho para Recife com objetivo de fazer os estudos preparatórios e
submeter-se ao processo de admissão na Faculdade de Direito. No entanto, o
jovem rapaz se deslumbrou com os encantos da capital pernambucana, desviando-se
dos estudos preparatórios e entrando na vida boêmia. Licurgo não conseguiu
lograr êxito para ingressar no Curso de Direito. Em 1866, Licurgo de Paiva
publica seu primeiro livro de poesias com o título “FLORES DA NOITE”, que
recebeu elogios de Tobias Barreto de Menezes (1839-1889), filósofo, escritor e
jurista, principalmente com relação à poesia intitulada “DINA”. Ao mesmo tempo fez severas críticas em outras
poesias do jovem poeta piauiense, inclusive sugerindo ao moço que se dedicasse
aos estudos uma vez que muitos dos seus versos eram “desleixados”. Cabe aqui
ressaltar que Tobias Barreto era um crítico ferrenho de Machado de Assis, sendo
este já consagrado na época como um grande escritor nacional.
Em 1867, o
Tenente-Coronel Miguel de Paiva tendo notícias que o filho levava uma vida
boêmia na capital pernambucana, e que não mais se dedicara aos estudos
preparatórios para ingresso na Faculdade de Direito decidiu trazê-lo de volta a
Teresina. Ao retornar a Teresina, Licurgo, por influência do pai, conseguiu um
emprego público de secretário da Câmara Municipal. Nesse período publicou várias
poesias, inclusive a sua obra prima que levou o título “Consequências do Baile”
que foi recitada por sua companheira, a atriz Maria Henriqueta no Teatro Santa
Teresa. No entanto, essa poesia apenas foi recitada uma única vez naquele teatro
por conta da proibição do chefe de polícia de Teresina que a considerou imoral e
ofensiva aos bons costumes da sociedade teresinense. Isso custou ao brilhante
poeta a perda do emprego ocupava na Câmara Municipal. Nesse tempo, Licurgo de
Paiva escrevia para a imprensa local, criticando severamente as autoridades locais
da época. Em 1872, Licurgo é espancado violentamente por dois soldados paisanos
a mando do Presidente da Província, Dr. Pedro Afonso Ferreira, que vinha
recebendo contundentes críticas nos jornais. Por esse tempo, o poeta e
jornalista já bebia habitualmente nos bares e botecos de Teresina. Tornou-se
ébrio e andarilho. Soube-se depois que o poeta tinha sido visto em outras
cidades do interior do Piauí, sem destino.
Em justa homenagem
a esse brilhante poeta e expoente da literatura piauiense, a Academia Piauiense
de Letras deliberou, quando da sua fundação, e sob a liderança de Lucídio
Freitas e de outros nomes expressivos da intelectualidade na época, que fosse Licurgo
José Henrique de Paiva escolhido como Patrono da Cadeira nº 10; cadeira que
teve como seu 1º ocupante o eminente poeta Celso Pinheiro. Depois,
sucessivamente, Monsenhor Antônio Monteiro de Sampaio, o 2º; Como 3º, o grandioso
escritor e poeta H. Dobal. Hoje, a Cadeira é ocupada por um dos maiores poeta
piauiense da atualidade, o ilustre beletrista Elmar Carvalho, autor do romance
“Histórias de Évora” e dos livros de poesias “Rosa dos ventos gerais” e “Lira
dos Cinquentanos”.
Mais uma merecida e admirável ênfase de um "ponto de ouro" de nossa história feita por nosso brilhante Chico Acoram, com escrito agradável e rico de informações. Acoram, continue a nos brindar com estes maravilhosos textos. Parabéns ao Acarom e ao BLog Folhas Avultas.
ResponderExcluirDr. Almeida,
ExcluirMuito obrigado pelas considerações sobre meu escrito que ora o conceituado blog Folhas Avulsas publica. Palavras vindas do estimado amigo e notável cordelista só me honram. Fico muito feliz e motivado para escrever ainda muito mais. Um abraço.
O Blog agradece as considerações do insigne poeta cordelista que tanto tem contribuído para a renovação desta área da cultura tão apreciada pelo povo nordestino.
ResponderExcluirO bravo Chico Acoram já está bem abonado pelos doutos Francisco Almeida e José Pedro Araújo, mas mesmo assim abono os dois comentários.
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