quarta-feira, 9 de agosto de 2023

"Às vezes, Deus te leva pelo caminho mais longo, não para te punir, mas para te preparar".

Fonte: foto do autor

 

 

Orfileno Gomes (*)

Nesta foto, sob a proteção de vidro da mesa, um cartaz quando fui candidato a prefeito em minha cidade berço, Presidente Dutra - MA, no ano de 2012. Enfrentei os dois grupos políticos tradicionais, e ofereci ao povo de minha boa terra, a terceira via política. Fracassei na tentativa de ser prefeito e me contentei com os 25 anos quando servi minha comuna sendo seguidamente secretário municipal de 04 prefeitos: Remy Soares, Eleusina Oliveira, Joaquim Figueiredo e Irene Soares. Após a derrota, sai do centro de apuração do TRE e um "Senhor" surge em minha direção, me dá um forte abraço e me diz: Deus tem reservado algo melhor pra você, levante a cabeça e siga sem perguntar nada. Não entendi a mensagem...eu estava desolado e não me recordo de sua imagem.

Dois meses após a eleição, fui convidado por Kléber Andrade, prefeito de São Domingos do Maranhão, para assessorá-lo na área de publicidade e marketing do seu governo. Foi nesta vizinha cidade que me surgiu a oportunidade de cursar "advocacia", com a companhia de quatro colegas. Entre minha cidade e a Universidade tinha que percorrer diariamente um trecho de 400 km, entre ida e volta. Saia as 14:30, chegava à Universidade as 18:20, e retornava as 23:00, chegando à minha cidade com ou sem entreveros, sempre as duas da madrugada. Missão cumprida. Durante os 05 anos, apesar de espinhosa e sofrida, me "bacharelei em advocacia".

Deus não se contentou com as graduações já concluídas, com o meu preparo e me fez um novo e grande desafio: deixar a vida empresarial e sair do Brasil em direção a América do Sul com toda a família. Não entendi nada, mas obedeci ao seu Onipresente e poderoso comando e aqui estou, eu, a esposa e os dois filhos cursando Medicina em Santa Cruz de La Sierra-Bo.

E assim, concluo este breve texto com a frase inicial: " Às vezes, Deus te leva pelo caminho mais longo não para te punir, mas para te preparar". Afinal, o que queres de mim Deus Pai, Eterno e Misericordioso?...

(*) Orfileno Gomes é presidutrense, advogado, jornalista, poeta, cronista e estudante de medicina.

4 comentários:

  1. Os planos de Deus são mais altos do que os nossos! Sucesso! Deus tem o controle sobre todas as coisas! !!! 🙏🏻

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu ilustre amigo e escritor José Pedro de Araújo Filho, por publicar uma singela crônica desse humilde amigo e poeta Orfileno Gomes! Que Deus te cubra de muitas bençãos!

    ResponderExcluir
  3. Dei uma repaginada na crônica publicada neste importante blog Folha Avulsa. Se quiseres substituir e republicar ficarei grato. Um forte abraço meu nobre escritor.

    ResponderExcluir
  4. Título: O Caminho de Preparação Divina

    Na vida, muitas vezes Deus nos guia por caminhos longos não como castigo, mas como preparação. Em 2012, quando concorri à prefeitura de Presidente Dutra-Ma, enfrentei dois grupos políticos tradicionais em busca da terceira via. Embora tenha falhado nessa empreitada, servi minha comunidade como secretário municipal por 25 anos.

    Após a derrota, um estranho me confortou com palavras misteriosas: "Deus tem algo melhor para você". Sem entender, mergulhei em uma jornada inesperada. Fui convidado para assessorar o prefeito de São Domingos do Maranhão, onde surgiu a oportunidade de estudar advocacia. Diariamente, eu percorria 400 km entre minha cidade e a universidade, enfrentando desafios incalculáveis.

    Apesar das dificuldades, me formei em advocacia, mas Deus tinha mais planos para mim. Ele me conduziu a deixar a vida empresarial e mudar com minha família para o outro lado da América do Sul. Agora, todos nós cursamos Medicina em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

    Concluindo, Deus muitas vezes nos guia por caminhos longos, não como castigo, mas para nos preparar. Fico imaginando, o que mais Ele tem reservado para mim, o Pai Eterno e Misericordioso?

    Por: Orfileno Gomes

    ResponderExcluir