Ex-prefeito Lindomar Lucena |
Orfileno Gomes(*)
Em memória de Lindomar Lucena Lima, figura icônica da política em Presidente Dutra. Seu legado é uma jornada que começou nas asas do Dr. Valeriano Américo de Oliveira e floresceu com uma voz mansa, mas poderosa, que ecoou por 50 anos nos corredores da política presidutrense.
Nascido no povoado Caracol, na cidade de Gonçalves Dias-Ma, no entanto, encontrou em Presidente Dutra-Ma, seu lar político. Ele começou como vereador em 1972, na antiga ARENA. Um político de postura singular e retidão inabalável. Com sua serenidade, cativou a todos e manteve-se ativo em todos os cenários políticos da cidade, um verdadeiro amansador de corações com seu carisma incomparável.
Ele foi prefeito nos anos da década de 1970 e vice-prefeito por duas vezes, (nas gestões dos ex prefeitos Jurandy Carvalho de Sousa e Irene de Oliveira Soares), tanto na situação quanto na oposição, mostrando sua habilidade como articulador político. Mas o verdadeiro brilho de sua gestão foi a implementação do maior programa social da cidade, distribuindo lotes e terrenos para famílias carentes, impulsionando o crescimento urbano de Presidente Dutra.
Seu poder político perdura graças à eterna gratidão dos eleitores, que continuaram a apoiá-lo e elegeram seus filhos e sobrinhos em cargos executivos e legislativos, onde destaco o ex vereador e vice prefeito Itamar Lucena Lima, o ex vereador Lucena que exerceu brilhantes mandatos e atualmente, o jovem e articulador político vereador Ricardo Lucena, que exerce competentemente a presidência do Poder Legislativo Municipal. Uma família que exerceu e ainda exerce atualmente influência notável na política da cidade, nos últimos 50 anos.
Em uma triste manhã de 14 de maio de 2020, Lindomar Lucena Lima nos deixou devido às complicações respiratórias causadas pela Covid-19. Como amigo, cronista e político, presto esta humilde homenagem a um homem incansável e corajoso em sua jornada política. Descanse em paz, Lindomar. 🙏
(*) Orfileno Gomes é presidutrense, advogado,
jornalista, poeta, cronista e estudante de medicina.
Obrigado meu nobre escritor e cronista José Pedro de Araújo Filho pela publicação desta singela crônica. Muito grato pela consideração dispensada! (Orfileno Gomes).
ResponderExcluir