sábado, 2 de março de 2024

O Turismo na Região dos Cocais

Cavernas na Serra do Creoli

 

(José Alcenor Vieira de Araújo - JAVA)*

Você sabia que o Calumbi, Povoado situado no município de Presidente Dutra do Maranhão, fica numa das regiões mais belas e privilegiadas do Maranhão? Se não sabe, eu tenho o imenso prazer em dizer a você que ali você pode encontrar desde cavernas, barragens, rios, relevo e uma bela paisagem natural de fazer inveja a qualquer ponto turístico do Planeta, pois na Região dos Cocais maranhense você pode conhecer o seguinte:

Cavernas das Furnas

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do geógrafo e pesquisador Cláudio Castro, acompanhado de um grupo de alunos, está realizando no município de Presidente Dutra e região, uma pesquisa que revela o mundo cárstico nos arenitos. Com os estudos, que foram iniciados em 2021, o professor pretende revelar o que o Maranhão tem de cavernas e o que elas contêm de singular. Ele acredita que elas podem oferecer para o estado um grande potencial turístico pela beleza que existe no município e adjacências, sem falar nas novas espécies que ainda podem ser descobertas, bem como recursos arqueológicos e a natureza que a população precisa conhecer.

"Esses estudos que estamos fazendo para conhecimento do Maranhão e do mundo são extremamente importantes nessa região, por ser um divisor de águas das bacias dos rios Itapecuru e Parnaíba, eu consigo ter um subsídio muito forte para outras pesquisas que virão no futuro”, disse Cláudio.

O pesquisador, que é docente do curso de Geografia da UEMA, explica que escolheu Presidente Dutra para realizar suas pesquisas porque o município está se desenvolvendo, rapidamente, recebe o transporte da soja, a pecuária cresce muito e, ali, estão se instalando novas instituições de ensino superior.

“É importante perceber o avanço da cidade que está em franco crescimento no campo e na área urbana, bem como saber que existe o elemento caverna nesse universo, por isso, é fundamental conhecer essas cavernas”, declara o pesquisador. “E por que Presidente Dutra?" Continua Cláudio, “não só por este quadro apresentado, mas por estar na divisa da bacia do Itapecuru com o Parnaíba”, explica. Conforme esclarece o professor, “ali constam formações distintas da geologia, da geomorfologia, do relevo das duas bacias hidrográficas. Além dessas cavernas do município de Presidente Dutra já as encontramos também na bacia do rio Parnaíba, temos notificações de outras unidades na bacia do rio Itapecuru, onde prosseguiremos as pesquisas futuramente”, ressalta.

O professor Cláudio Castro enfatizou que, como os estudos visam alcançar um resultado de extrema relevância para a sociedade, a fauna, a flora e as cavernas em particular, além de serem uma formação de relevo dentro de uma geologia, abrigam vidas de uma fauna exclusiva de cavernas que precisam ser conhecidas pelas suas peculiaridades, bem como por terem sido abrigos dos antepassados dos povos originários que já habitavam essas localidades antes da chegada dos colonizadores.

"Portanto, temos que conhecer todo esse universo, a fim de que possamos fazer uma pesquisa de base, topografá-lo, identificá-lo e cadastrá-lo", esclarece o professor Cláudio.

A Barragem do Rio Flores

Barragem do Flores 

É uma barragem localizada na cidade de Joselândia, a 276 km de São Luís do Maranhão e a 15 minutos do Calumbi com capacidade para 1 bilhão e 400 milhões de metros cúbicos d'água. O rio Flores é um dos principais afluentes do rio Mearim, o qual oferece aos turistas uma das mais belas paisagens de uma das bacias hidrográficas do Maranhão, bem como uma flora e fauna compostas por uma vegetação e animais, respectivamente, típicos da região.

 

A Serra da Raiz

Serra da Raiz(foto de Pedro Helder)    


A Serra da Raiz fica a uns 8 Km do Calumbi. Do topo dessa serra, segundo as pessoas que já estiveram lá, você pode ver a torre da igreja São Sebastião que fica na praça central de mesmo nome na sede do município de Presidente Dutra do Maranhão. Nesse relevo o visitante ainda pode encontrar árvores nativas da região tais como o ipê roxo, amarelo e vermelho entre outras espécies da região. Era no cume desse monte que no passado os índios e caçadores do Calumbi e adjacências se encontravam para caçar tatus, veados, pacas e cutias. Hoje esse tipo de atividade está proibido pelo Instituto do Meio Ambiente devido à extinção de algumas espécies nativas dessa parte do Maranhão

A Serra Verde

Serra Verde

É um outro relevo que fica ao Norte do Calumbi coberto por uma mata densa e verdejante como o próprio nome diz. Nessa linda paisagem natural ainda podem ser encontrados exemplares de madeiras nobres como o mogno, aroeira, peroba-rosa, itaúba, maçaranduba, angelim, jatobá, pau-ferro, ipê amarelo, vermelho e roxo, além de uma rica fauna que abriga em seu seio muitas espécies típicas da floresta tropical. Nos anos 1990 foi encontrada uma reserva de gás natural nessa localidade.

Como se pode ver a Região dos Cocais do Maranhão além de bela é também muito próspera econômica e culturalmente. Portanto, quando você estiver de férias, vá ao Maranhão e leve também a sua família para conhecer as Cavernas das Furnas, a Barragem do Rio Flores, a Serra da Raiz, a Serra Verde e a segunda maior subestação hidrelétrica do Brasil que está localizada a menos de 15 minutos do Povoado do Calumbi na sede do município de Presidente Dutra, uma cidade banhada e ornada pelos rios que constituem a mesopotâmia da mesorregião maranhense. Enfim, após sua visita aos pontos turísticos dessa linda região do Maranhão, não esqueça de ir ao CASVA (Centro de Apoio Social Vieira de Araújo) e deixe ali a sua doação para receber a gratidão dessa instituição que zela pela saúde, educação, cultura e preservação do meio ambiente local.

(*) (José Alcenor Vieira de Araújo - JAVA) é presidutrense, farmacêutico, poeta, cronista e músico diletante.

 

2 comentários:

  1. Meu amigo Araújo, a publicacação do trabalho sobre o Turismo na Região dos Cocais no seu Blog ficou um show!
    Vou repassá-la aos meus amigos de Brasília, do Maranhão e do mundo inteiro! 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Quando o trabalho do colaborador é bom, fica fácil.

      Excluir