sábado, 24 de fevereiro de 2018

CRÔNICAS VIVIDAS

Imagem by Google


AMABILIDADE DE VIAGEM

José Ribamar de Barros Nunes*

Nos jornais gosto de focar nos pensamentos de gente que se destacou em alguma coisa da vida. Hoje chamou a minha atenção uma reflexão do poeta luso Fernando Pessoa, autor da famosíssima frase – “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”.
Mas o destaque descrito pelo jornal é outro, a saber: “A vida é uma viagem a bordo de um navio em que desconhecemos o porto de partida e de chegada. Por isso cai bem uma amabilidade de viagem”.
Creio que a segurança marítima aumentou muito no correr dos tempos. Não sei e nem posso afirmar se a amabilidade e cortesia nas viagens aumentou ou diminuiu no século vinte um. Como a esperança é a última que morre, alimento o ânimo de que essa amabilidade específica possa ter aumentado um pouquinho na travessia no mar, digo, vale de lágrimas.
No mundo em que a gentileza e a cortesia e os bons modos parecem ter ficado mais raros, pareceu-me de bom alvitre comentar o pensamento do ilustre e inesquecível vate lusitano. Talvez possa servir de reflexão ou subsídio para todos, mormente para aqueles que têm a chance de viajar... Fica a sugestão. Se alguém quiser, pode comentar mais...

(*) José Ribamar de Barros Nunes é cronista, Assessor Parlamentar e autor de Duzentas Crônicas Vividas

Nenhum comentário:

Postar um comentário