segunda-feira, 2 de julho de 2018

O MEU NEGÓCIO É A MINHA VIDA!

Extraído do Google


Inaldo Frazão é Administrador de Empresas/Consultor Empresarial/Life& Executive Coaching.

Repetidas vezes tenho ouvido esta frase de vários empresários, que em um tom afirmativo tentam demonstrar o seu amor ao seu negócio. Lamento dizer a esses empresários de que não, não e não... o seu negócio nunca será a sua vida, são duas coisas totalmente separadas. Seu negócio é algo separado de você, com suas próprias regras e seus próprios objetivos, um organismo que se pode dizer que vive ou morre dependendo do modo como se sai em sua única função: encontrar e manter clientes. Quando você reconhecer que o objetivo de sua vida não é servir o seu negócio, mas sim, o objetivo primordial de seu negócio é servir a sua vida, você deixará de trabalhar no seu negócio (como empregado), para então trabalhar para o seu negócio (como dono do negócio). Será que isso faz algum sentido?
Outra situação bastante reclamada pelos empresários é a falta de mão de obra especializada. Sim, é sempre bom ter em seus quadros gente com conhecimentos técnicos para desenvolver um trabalho.  Mas em negócios não existem “milagres” – não dá para ter resultados satisfatórios dentro de uma empresa quando ela não tem modelo de negócios, não tem sistemas padronizados de trabalho.
Não adianta muito uma empresa ter funcionários extraordinários em seus quadros, se a empresa não trabalha com processos. Quando isso acontece, o funcionário tido como extraordinário vai carregar sozinho a empresa nas costas. O que vai ocorrer: o empresário ficará refém e ou dependente desse servidor. O mesmo pode ocorrer com um Clube de Futebol que tem um elenco de estrelas, mas não consegue bons resultados no campeonato, por falta de padrão para manter um sistema de jogo. Fica um amontoado de “craques” em campo mas que não conseguem executar com sucesso as tarefas determinadas pelo seu treinador. Os empresários devem criar negócios cujos resultados sejam dependentes de sistemas e, não, de pessoas extraordinárias. O sistema de negócios de sua empresa é que deve ser extraordinário.
O primeiro passo para começar a fazer esse processo é criar dentro de sua empresa um Modelo de Negócio, com as inovações possíveis. Depois realizar a quantificação (testar) esses processos para que ocorra a padronização dos serviços. Em seguida, levar ao conhecimento de todos aqueles que trabalham na empresa.
Um dos maiores problemas que ocasiona a perda de clientes é a falta de padrão dos serviços nas empresas. Se você visitar 03 (três) vezes por mês uma dessas empresas a que me refiro, constatará o que estou dizendo: não existirá PADRÃO e cada atendimento, com certeza, será diferente um do outro. Se você foi a essa empresa pela primeira vez e gostou do modelo de atendimento e resolveu voltar e a empresa não conseguiu repetir o mesmo atendimento da primeira vez, que por sinal, te encantou... com certeza você irá mudar de empresa na próxima compra.
Por que a empresa perdeu o cliente? Lógico que faltou padrão nos serviços oferecidos pela empresa. O trabalho nessas empresas é feito de forma aleatória, ou seja, cada atendente busca fazer o que sabe e/ou da forma que lhe foi passada quando foi admitido na empresa. Quando o correto seria todos obedecerem a um processo padronizado e planejado pela Direção da empresa.
O que você acha que empresas como o Macdonald, a DISNEY e IBM fazem? Por que elas conquistaram o mundo? Todas elas têm algumas coisas em comum: têm processos inovadores e mantem um padrão definido para os seus produtos e serviços.
É literalmente impossível produzir um resultado uniforme em um negócio que depende somente de uma pessoa extraordinária. Portanto, traga as pessoas comuns a fazerem parte do seu negócio extraordinário baseado em processos e com padrão de serviços definidos. Esse processo deve ser levado ao conhecimento de todos os funcionários da empresa. 

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