segunda-feira, 30 de julho de 2018

A HISTÓRIA DE PRESIDENTE DUTRA – O Curador muda de nome (Parte 18)




Antes mesmo de terminar o primeiro ano de mandato, e em decorrência de projeto de lei apresentado pelo Deputado José Martins Dourado, cunhado de Ariston Léda, o município de Curador teve o seu topônimo alterado através da Lei 208/48, de 18 de dezembro de 1948, para Presidente Dutra. O Governador do Estado, com o apoio do Prefeito municipal do Curador, homenageava assim o Presidente da República Eurico Gaspar Dutra que visitava o estado pela primeira na qualidade de Presidente da Republica.  Foi uma tentativa de angariar recursos para o Estado e para o próprio município. A imprensa noticiou na época que o Presidente da República havia enviado a planta de um grupo escolar para o município, além da soma de duzentos e cinquenta mil cruzeiros.
Portanto, é certo que o município recebeu recursos para a realização de diversas obras de infraestrutura. Ganhou ainda um jipe Willys que, afirmam os oposicionistas da época, foi utilizado de uma forma diferente daquela para a qual fora destinado.
O Presidente Eurico Dutra destinou ainda a importância de cinquenta mil cruzeiros através de doação do Presidente do Banco Nacional de Descontos, Radler Aquino, para a construção do Campo de Aviação de Presidente Dutra. Para a conclusão do Convento das Irmãs, que passava por grandes dificuldades financeiras para concluir a obra. E outros dez mil para a paróquia de São Sebastião, na pessoa de Frei Carmelo.
Ao primeiro prefeito eleito sobrou a responsabilidade de começar tudo do zero, como a aquisição do prédio onde iria funcionar a prefeitura municipal, por exemplo, e a instalação dos serviços do novo município. Instalou ainda as agência Postal-Telegráfica e a Agência Municipal de Estatística, e trabalhou na abertura de novas ruas e estradas ligando os principais povoados à sede. Foi na sua administração também que se construiu a ponte sobre o rio Preguiças, na antiga estrada que ligava Presidente Dutra a Tuntum, principal povoado do município, além da construção da pista de pouso de aviões da cidade, cujos recursos já informamos acima a sua origem.
Governava o país depois do longo período ditatorial denominado “Estado Novo”, o General Eurico Gaspar Dutra, escolhido através de sufrágio direto e secreto. Ficaria no poder de 01.02.1946 a 31.01.1951.
O Maranhão era governado pelo industrial codoense Sebastião Archer da Silva, empossado no dia 14 de abril de 1947. Todavia, devido a uma das muitas licenças em que se beneficiou o Governador Archer, coube ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Alcindo Cruz Guimarães, sancionar a lei 208/48 com a mudança de topônimo do município de Curador.(Abaixo, texto da lei com a mudança do topônimo).

LEI Nº 208, DE 18 DE DEZEMBRO DE 1948

                                   Dá outra denominação ao atual município de Curador.


O Governador do Estado do Maranhão.
Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte lei:
Art. 1º - O atual município de Curador, passará a denominar-se Presidente Dutra.
Art. 2º - Revogam-se todas as disposições em contrário.

Mando, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da presente lei pertencerem, que a cumpram e façam cumprir tão inteiramente como nela se contêm. O Secretário de Estado dos Negócios do Interior, Justiça e Segurança a faça imprimir, publicar e correr.

Palácio do Governo do Estado do Maranhão, em São Luís, 18 de Dezembro de 1948, 127º da Independência e 60º da República.


ALCINDO CRUZ GUIMARÃES

Alfredo Duailibe


2 comentários:

  1. Meu nome eh Luciano Goncalves Dutram e gostaria de saber se tenho direito a alguns pertences ou ate mesmo heranca, pois um amigo que foi para o rio de janeiro disse que achou meu nome no testamento porem ele morreu, segundo ele sou tataraneto dele
    por favor consegue me ajudar

    ResponderExcluir
  2. errei no ultimo sobrenome, na verdade eh Dutra

    ResponderExcluir