sexta-feira, 14 de junho de 2019

PRESIDENTE DUTRA E A SUAS DATAS MAIS IMPORTANTES

Matriz de São Sebastião(Presidente Dutra-MA)



José Pedro Araújo


Há uma profusão de datas comemorativas relacionadas ao município que fazem com que em vez de elucidar alguma coisa, criam uma verdadeira confusão na cabeça de quem tentar entender a história da princesa dos cocais. É sobre esse verdadeiro intrincado de datas cívicas que nos deteremos hoje. Quem tem, por exemplo, a obrigação de esclarecer e difundir a história construída pelos bravos que doaram o sangue para erigir uma povoação no sertão mais profundo do estado maranhense, muitas vezes o faz de maneira tão intrincada, que termina por criar confusão na cabeça de seus concidadãos. Um exemplo disso é a sua data de elevação à condição de município. Pelas comemorações oficiais, o município deverá comemorar seus 76 anos de emancipação política no próximo dia 28 de junho. Mas pela data que se consideram oficial, de fundação do município, seriam apenas 75 anos de fundação.
É para tentar jogar luzes sobre esse assunto que nos deteremos neste texto. Ou para confundir mais ainda, alguém pode pensar. Mesmo assim, vamos a elas:

A primeira confusão em torno das datas magnas mais importantes da municipalidade, diz respeito a transformação da povoação do Curador para a categoria de distrito de Barra do Corda - primeiro e grande reconhecimento do aglomerado de casas construídas às margens do riacho Curador(depois conhecido como Firmino). Algumas monografias atribuí o dia 01.06.1934 como sendo o de sua elevação à condição de distrito de Barra do Corda.
Na verdade, o que ocorreu foi o seguinte: por ordem do governo Vargas, todas as povoações que se encontrassem nessa condição, de acordo com a nova Divisão Territorial, deveria comemorar o evento com muita pompa. E sendo assim, no distrito de Curador ocorreu uma grande solenidade que contou com a presença de parte importante da população. Presidiu aquele evento, o fiscal geral da prefeitura de Barra do Corda, Sr. José Elias de Almeida. Este mesmo cidadão seria nomeado interventor do município de Curador anos mais tarde. E como deve ter sido o primeiro evento de monta no povoado, daí o engano de muitos.
Mas a elevação do Curador à categoria de distrito aconteceu muito antes, em 1896, como veremos a seguir:

·         06.06.1896 – data de elevação do povoado de Curador à condição de Distrito do município de Barra do Corda, através de Lei municipal sancionada pelo Intendente barra-cordense Cel. Fortunato Ribeiro Fialho.

·         Lei Estadual de 1911 – estabelece a nova Divisão Administrativa do Estado. O povoado de Curador é mantido na condição de Distrito de Barra do Corda.

·         Decreto-Lei Estadual no. 159, de 06/08/1938 – novamente o Curador aparece como Distrito de Barra do Corda.

·         Divisão Territorial do Brasil para o quadriênio 1939-1943 – Curador ainda aparece como Distrito de Barra do Corda.

·         Divisão Territorial do Brasil(1944 – 1948) – o Curador já é descrito como município e Distrito independente de Barra do Corda.

·         Decreto-Lei n. 820/43, de 30/12/1943 – eleva o Curador à condição de município, assinado pelo interventor Paulo Martins de Sousa Ramos.


·         28.06.1944 – data da solenidade de elevação do Curador à condição de município.

            Em relação a estas duas últimas datas, precisamos fazer algumas considerações. O município foi oficialmente criado em 28.12.1943, conforme consigna o diploma legal, ou seja, o Decreto-Lei n. 820/43. No entanto, a data escolhida como comemorativa de aniversário foi o 28.06.1944, dia reservado para a sua solenidade de elevação. Até aí, nada demais. Acontece que não existe uma norma legal que reconheça essa data de 28.06.1944 como àquela em que o município foi criado. No máximo temos uma ata de sua instalação. No meu humilde entendimento, seria muito mais lógico, já que desconhecemos a data efetiva de fundação da povoação, que se considerasse a data que consta no decreto-lei, ou seja, o 28.12.1943.
A capital do estado, São Luís, considera como data de sua fundação, o dia em que os franceses desembarcaram de suas naus em terras da ilha querida. Por sua vez, Barra do Corda, município do qual o Curador foi desmembrado, elegeu o dia em que Melo Uchôa, fundador da povoação, se estabeleceu no local. Já o Curador, que não conhece a data em que o nosso primeiro habitante se estabeleceu às margens da Lagoa do Curador, escolheu uma data festiva da sua elevação, quando todo e qualquer efeito de uma lei( ou mesmo um decreto –lei), começa a valer depois da sua publicação. Portanto, a data mais indicada seria o 30.12.1943.
E como se isso fosse pouco, ainda temos estampado no brasão do município, a data de 28.06.1976(seja lá alusiva a quê), enquanto na nossa bandeira registra o 28.06.1944. Temos data demais para decorarmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário