segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

SORRINDO COM OS OLHOS


 

José Ribamar de Barros Nunes (*) 

 

Gostei da expressão que vi e ouvi na mídia. Os olhos são muito prestigiados. A sabedoria popular define-os como janelas da alma. A vista constitui uma das principais ferramentas de trabalho. Sem ela o mundo e a vida escurecem. A tecnologia proporciona à deficiência visual grandes oportunidades. A escrita em “braile” abriu uma grande janela.

Quando servi ao exército, durante o exame físico, fui advertido pelo médico de que era ligeiramente “estrábico”. Com o tempo observei que existe operação além do que constitui um certo “charme” que enfeita a família Nunes. Já olhos esbugalhados de cachorro doido assustam a gente, enquanto olhos “espraiados” causam pena, dó e um certo mal estar.

O sorriso é muito importante no relacionamento social. Destaco um detalhe: Algumas pessoas parecem sorrir com os olhos. Trabalham sorrindo e despertam empatia e complacência. Pouca gente sabe fazê-lo, mas esse fenômeno existe e é positivo.

A vida é feita de sorriso e dor. Sem dúvida, o sorriso preenche melhor o espaço; ajuda a caminhar mais seguro e a enfrentar com ânimo os inevitáveis acidentes de percurso. Não é mentira, não. Pura verdade...

 

(*)José Ribamar de Barros Nunes é cronista e Assessor Parlamentar Aposentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário