segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Outras Fotografias para o Álbum da Cidade - Religião(Igrejas)

Acervo do IBGE
           Iniciada em 1945, a bela catedral, erguida em homenagem a São Sebastião, só ficou pronta em 1949, obra concluída pelos padres Frei Renato e Frei Dionísio de Primolo. Construída em estilo lombardo evoluído, replica das igrejas italianas, seu campanário, como na na maioria dos casos, foi posicionado ao lado do templo propriamente dito. Na foto acima ainda é possível ver as muretas que ladeavam o  prédio, construídas no mesmo estilo. As sucessivas reformas deixaram o conjunto arquitetônico mais pobre, como a que suprimiu o muro original e pôs em seu lugar um gradil de ferro de gosto duvidoso, para dizer o mínimo. Quanto à torre, sofreu também uma pequena alteração recentemente, deixando-a, a meu ver, menos bonita e com detalhes de mesquita muçulmana. O importante é que o templo continua como um dos mais belos de todo o Maranhão.

Acervo do IBGE
           Os templos evangélicos são construções mais simples, com arquitetura menos elaborada, fruto do diminuto número de membros da denominação que se inicia em comparação com as igrejas católicas construídas no passado. Na fotografia acima temos a igreja Batista nos anos oitenta, inaugurada em 1979, cujo primeiro pastor foi Gessi Camilo de Sousa.
Acervo do IBGE
               Primeira denominação evangélica a se estabelecer em Presidente Dutra, o templo que se vê na foto ao lado é dos anos 40. Do livro Nossa Raízes, de autoria do pastor Abdoral Fernandes da Silva, colhe-se a informação de que, no que pese os trabalhos de evangelização terem começado na década de 30, somente no dia 15.07.1947 a igreja foi formalmente inaugurada. E teve como primeiro pastor Virgílio dos Reis Feitosa, que desempenhou por longos e longos anos um trabalho profícuo. Meu pai também pastoreou esta igreja por algum tempo.
Acervo do IBGE
          O templo acima data de 1974 e, salve engano, a Assembleia de Deus foi a segunda denominação evangélica a se estabelecer em terras presidutrense. E seu primeiro pastor foi Manoel Bentivi Filho.
         Todos os templos evangélicos passaram também por reformas e, até mesmo por mudança de endereço. A Cristã Evangélica, por exemplo, acabou de erigir um belo templo na avenida Olavo Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário