segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Presidente Dutra Participa do VI Campeonato Intermunicipal de 1956

Manchete do jornal O Combate - 26/07/1956



José Pedro Araújo

Quando pesquisava nas bibliotecas, Arquivo Público e até em velhos jornais para a confecção do meu livro “De Presidente Dutra ao Curador – história, personalidades e fatos”, fui surpreendido com muitos fatos que nem de longe tinha conhecimento. No capítulo destinado ao esporte local, por exemplo, tomei conhecimento sobre os dois primeiros times de futebol organizados no velho Curador de então: o Teresita e o Santa Cruz. Recordei-me de pronto do meu pai brincando com o tio Zeca Barros, chamando-o de “craque do Teresita”. Presenciei isso muita vezes, mas não tive a curiosidade de pergunta-lhe o porquê da brincadeira. Depois, como já me referi acima, fiquei sabendo dos times que primeiramente se formaram no Curador ainda vila. E a minha principal fonte de informação, pasmem, foi minha tia Feliciana Nunes Guterres, hoje com noventa e nove anos, véspera de completar os cem. Lúcida como nunca vi ninguém, ela me contou em detalhes que era torcedora do Teresita, em cujo time jogava o seu irmão Zeca Barros. E foi em frente, afirmando que o Teresita jogava com camisas alvinegras, com listas alternadas verticalmente nas cores preta e branca, como as do Botafogo carioca. Seu principal e único adversário era o Santa Cruz, que trajava uniforme nas cores vermelha e branca, também em listas verticais.
Depois sai a cata de mais informações e procurei um dos craques do Teresita, Zeca Barros, ainda vivo, mas já com a memória um pouco comprometida, ao contrário da sua irmã. Mas mesmo assim, forneceu-me informações importantes na época, como a de que o craque do seu time era na verdade o José Almeida, que além de melhor jogador, também era o dono do time e quem confeccionava as chuteiras. Informou-me também que o outro time, o Santa Cruz, era de um rapaz chamado Bidoca Cunha, e que as partidas eram jogadas no campo de futebol da vila, situado no local em que se encontra o mercado central de PK. Descrevo tudo isso apesar dessas informações já se encontram no meu livro e de forma mais detalhadas. Durante as minhas pesquisas passei ao largo e não me deparei com uma informação muito importante sobre o futebol no município: a de que Presidente Dutra havia participado do Campeonato Intermunicipal de Futebol do ano de 1956. E pelo que me consta, a seleção jogou apenas uma partida e logo foi eliminada na primeira fase da competição.
Vou retornar um pouco na história para informar que nessa época havia um jornal oposicionista muito combativo, com o sugestivo nome de... O Combate. Foi nele que pesquei e obtive a informação sobre a tal participação da seleção de Presidente Dutra naquele certame. A partida aconteceu no antigo estádio Santa Isabel, também chamado de Estádio da Fabril, em São Luís, campo esportivo que antecedeu ao Estádio Municipal Nhozinho Santos. O adversário foi o selecionado de Rosário, e perdemos essa partida por 3 x 0, placar que não foi maior por conta das milagrosas defesas feitas pelo goleiro Gago. Aliás, o goleiro foi também o único jogador de Presidente Dutra que teve o nome registrado nas páginas do jornal. A partida ocorreu no dia 26/07/1956, durante o VI Torneio Intermunicipal de Futebol e, como já afirmava a edição daquele dia, a seleção rosariense era franca “favorita, embora a seleção de Presidente Dutra fosse uma boa equipe”.
No dia seguinte, 27/07, o jornal voltou a tratar sobre o jogo, afirmando que “predominou a fibra de Rosário. Embora enxertado(?), Presidente Dutra não conseguiu vencer a seleção de Rosário”. Afirmou ainda que o “encontro não chegou a empolgar o público que ali acorreu”. Aliás, poucos torcedores lá estiveram para assistir ao espetáculo que gerou uma renda de Cr$ 16.690,00 (dezesseis mil, seiscentos e noventa cruzeiros). Afirmava, por fim, que PK contava com vários jogadores da capital, mas que não chegou a empolgar o público presente. Entendi o porquê de o jornal ter informado que o escrete presidutrense estava “enxertado”.
Além de Presidente Dutra e Rosário, participaram ainda do VI Intermunicipal as seleções de Ipixuna, São Vicente Ferrer, Pindaré Mirim, Tutóia, Timon, Vitória do Mearim, Cururupu, Turiaçu, São Bento, Alcântara, Guimarães, Icatu e Bacabal. Guimarães se sagrou campeã do torneio vencendo a seleção de Icatu pelo placar de 4 x 2.



Velho estádio da Fábril, São Luís-MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário