segunda-feira, 6 de novembro de 2017

CRÔNICAS VIVIDAS – SOFRÊNCIA E FELICIDADE

Imagem do Google




José Ribamar de Barros Nunes*

Os dois termos e os dois eventos parecem contraditórios e talvez o sejam, mas só na aparência. A sabedoria popular ensina que as aparências enganam. Com base nisso não vejo contradições e até posso vislumbrar alguma interconexão.
Sendo a vida uma escola diária e sem férias, lições grandes e pequenas ela nos dá diariamente. Para captá-las é mister ter olhos de ver e ouvidos de ouvir, conforme ensinamento bíblico.
Em tudo existe uma ligação de causa e efeito e nada acontece por acaso. Nas atitudes e atos do ser humano essas aparentes ligações e interferências geralmente são visíveis a olho nu e a céu aberto.
Uma longa caminhada começa com um primeiro e pequeno passo. Da mesma forma um sofrimento (algo que nos perturbe ou importune) começa com pequena, mínima ou mesmo uma quase invisível e imperceptível manifestação.
O homem domina a natureza e também pode e deve dominar a si mesmo sendo incontestável, que esse autodomínio se afigura dificílimo. Certo é que até vislumbro entre dor e prazer, alegria e tristeza uma certa complementaridade e união.
Meu pensamento sobre felicidade eu já manifestei a amigos e leitores. Não acredito nela como uma entidade independente, absoluta e completa. Acredito, porém, em momentos felizes que podem ser muitos e multiplicar-se variando com o sentimento e a visão de cada pessoa.
Acredito também que sofrimentos e dores pequenos ou grandes podem converter-se em momentos felizes. Juntos eles conduzem a caminhada, a eterna aprendizagem e busca sem fim pela vida e pelo paraíso...

(*)José Ribamar de Barros Nunes é Assessor Parlamentar  e autor  de Duzentas Crônicas Vividas.
E-mail: rnpi13@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário