sábado, 9 de junho de 2018

CRÔNICAS VIVIDAS - SENTIMENTOS EXTREMOS

Gravura extraída do Google(Amor e Ódio)



                                                       José Ribamar de Barros Nunes, é cronista, autor de “Duzentas Crônicas Vividas”.

O ser humano é complexo, complicado, fechado, impenetrável, misterioso... Por isso tive e tenho dificuldade em compreender e aceitar sua badalada imagem e semelhança com o criador. Santo Agostinho dizia que a mente humana não tem capacidade nem competência para pesquisar, analisar e compreender sua origem, evolução e seus fins.
Não sinto em mim condições intelectuais, especiais ou paranormais que me permitam entender os sentimentos e atitudes desta criatura que, às vezes, pode até lembrar um Deus, mas que, na maioria das vezes, mais parece belzebu ou um anjo decaído. Talvez por isso vislumbro um fundo de verdade na teoria de Lombroso, segundo a qual, existe um biótipo criminoso...
Sou teimoso e insisto em falar de temas que o dia-a-dia mostra escancaradamente. Não me canso de ressaltar que a escola da vida não tem férias. Todos os dias, sem exceção, ela ministra ao eterno aprendiz lições, liçõezinhas ou liçãozonas.
A solidariedade não tem dia, hora, lugar ou motivação especial. Pode manifestar-se num abraço, beijo, numa palavra, num sorriso, num olhar, num atravessar de rua, numa ajuda financeira, pequena ou grande ou inesperada. Constato, todavia, que ela não constitui a regra geral. Sua presença parece mínima, enquanto sua ausência se observa até em velório e outros momentos de luto.
A Ingratidão se observa muito mais presente e constante do que a Solidariedade. A proporção pode chegar a mil por um nestes atos extremos. Os antigos diziam que “disseste ingrato, disseste tudo”. Na verdade, o adjetivo ingrato contém em si todos os qualificativos que decepcionam, depreciam e envilecem o caráter e o ego.
Alguns amigos se espantam e se estarrecem quando afirmo o seguinte: conheci e conheço filhos e filhas ingratos e abusados que internam seus genitores em abrigos ou simplesmente os escondem no fundo do quintal. A mídia e a própria história trazem exemplos abundantes e todo mundo diz conhecer casos concretos...
Os extremos se tocam, os sentimentos também. Solidariedade e ingratidão acontecem na vida de muita gente. E o pior é que os sábios e pensadores proclamam a seguinte verdade: O que é humano, eu não julgo alheio a mim... Alguém discorda ou desmente?
Fui, voei e aterrissei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário