Por: Orfileno Gomes (*)
Sou Orfileno Gomes de Gouveia Neto - natural de Presidente Dutra - Ma. Neste dia especial dedicado ao profissional de medicina, vou contar lhes uma breve passagem da minha vida. A medicina me encontrou aos cinquenta anos, como um raio de sol em dia nublado. Não planejei essa jornada, pois a carreira médica, com seu brilho e importância, nunca havia cintilado em meus olhos jovens. Minha juventude foi um mergulho profundo nas águas das Humanas, entre administração, contabilidade, jornalismo e direito. A medicina era uma ilha distante, não por falta de habilidade, mas por falta de desejo.
Após várias graduações e anos de dedicação profissional em minha cidade natal, o chamado da política partidária ecoou em meus ouvidos. Busquei assentos no parlamento municipal e no poder executivo, mas as derrotas foram minhas fiéis companheiras. Mesmo assim, servi minha cidade como secretário municipal em cinco diferentes gestões, durante duas décadas.
Com o tempo, entendi que Deus tinha um propósito diferente para mim, afastando-me da política e lançando-me numa missão familiar espinhosa. Era hora de abandonar a vida empresarial e deixar o país com minha família, para trilhar o árduo caminho da medicina. Minha esposa, meus 2 filhos e eu nos tornamos estudantes dedicados, e agora nos aproximamos do fim desse brilhante capítulo como médicos internos.
A vida, como um poema intrincado, nos conduz por estradas sinuosas, não como punição, mas como uma melodia que nos prepara para o desconhecido. E eu, com olhos cheios de curiosidade, imagino os versos que o futuro ainda tem a compor nessa epopeia da minha vida.
(*) Orfileno Gomes de Gouveia Neto é presidutrense, advogado, administrador, jornalista, poeta, cronista e estudante de medicina.
Obrigado amigo José Pedro! É um grande prazer fazer parte da família Folhas Avulsas!
ResponderExcluir