sábado, 4 de junho de 2016

Álbum da Cidade - Outras Fotos Comparativas

Fotografia do acervo de Sulamita Barros

  José Pedro Araújo
 A foto acima retrata uma cena bucólica da Presidente Dutra do início dos anos 60. Uma vaquinha calma e tranquila é alimentada e acariciada pelo meu tio Zeca Barros, enquanto o vaqueiro da foto, vestido a caráter, observa tudo com curiosidade. O vaqueiro, no caso, é Pedro Oliveira, em uma das suas férias na querida cidade, longe do ruge-ruge da São Paulo em que morava. Compõe ainda a paisagem, um jumentinho com cangalha, animal muito importante no transporte da lenha que era o combustível utilizado nas cozinhas de então. É possível ver ainda a casa da minha família do lado esquerdo da fotografia e algumas crianças defronte a ela. Poderia ser este escriba que vos fala, o garoto que se encontra na porta de entrada. Não dá para dizer que sim, nem que não. O tempo apagou da memória a lembrança desse dia.
Importante também observar o piso da rua que não possuía calçamento. A cena se passa na principal rua do velho Curador, a rua Grande ou Magalhães de almeida.
A segunda fotografia, feita quase da mesma posição, também retrata o mesmo trecho da rua Magalhães de Almeida, muitos anos depois. As diferenças de tempo mostram o que mudou na rua daqueles anos para os dias de hoje, no que pese a fotografia retratar um período próximo ao ano de 2012.

Foto do acervo do J. Wilson.

2 comentários:

  1. SAUDADES!muitas saudades, desta terra que eu AMO muito.Foi a minha Escola de Vida.Parabéñs à pessoa que postou.Recordações fazem chorar, fazem lembrar o que está no fundo do baú.,Obrigada por me fazer lembrar muitos momentos vividos nesta cidade querida também por mim.

    ResponderExcluir
  2. Acesse o nosso blog e lá encontrará muito da história do nosso Curador. Gostaria de se identificar? Não aprareceu o seu nome.

    ResponderExcluir