segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

OUTRAS FOTOGRAFIAS ANTIGAS DO CURADOR (2)

(Cortesia da família de José da Cruz Oliveira Torres).

José Pedro Araújo
         A fotografia acima traz algumas situações que devem ser esmiuçadas: primeiro a igreja matriz já sem o muro de proteção que a cercava, construído em estilo lombardo evoluído, tal qual o do próprio templo. Depois, a presença de um andaime no campanário mostrando a dificuldade que é pintá-la, em especial naquele tempo quando não existia na região essa armação típica para se trabalharem os prédios altos, e os operários tinham que arriscar as próprias vidas no intuito de concluir o seu trabalho. 
        A foto em questão é dos início dos anos sessenta, e mostra a praça da matriz ainda sem calçamento e com seus banquinhos de madeira, e ao fundo a esquina do Armazém Porto Seguro.
        A bela igreja matriz de São Sebastião é um dos mais belos templos católicos do Maranhão, construído ao estilo das igrejas católicas italianas, cujo campanário(campanille), é erigido ao lado da nave central. O horário em que o flagrante foi feito está registrado no relógio do alto da torre: 8:20. 


(Cortesia da família de José da Cruz Oliveira Torres).

        A segunda foto mostra o proprietário do armazém com alguns familiares e amigos bem acomodados em cadeiras na calçada, um costume daqueles tempos em que vivíamos em total segurança. 
        O instantâneo deve ter sido feito à tarde, após as quatro horas, como mostra a sombra já bastante larga recobrindo a rua ainda sem calçamento, o que atesta ainda que é da primeira metade dos anos sessenta. 
        Por fim, temos um registro da escola paroquial(Escola Paroquial São Bento), onde estudavam os rapazes, uma vez que as meninas estudavam no Colégio São Francisco de Assis, do outro lado da praça, no local onde hoje se encontra a Unidade Regional de Educação. Depois do colégio a imagem mostra a residência do senhor Adir Leda, ex-prefeito da cidade, e logo depois, a casa do senhor Beltrão Campelo, proprietário da famosa cachaça Beltruina, tão ao gosto da rapaziada naqueles tempos. A casa em questão foi demolida e em seu lugar foi erguido o edifício do Banco do Brasil, agência de Presidente Dutra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário