sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

FOTOGRAFIAS ANTIGAS E IMPORTANTES

Acervo da família Oliveira Torres
           José Pedro Araújo

        Duas fotografias muito interessantes a mim enviadas pelo meu amigo Guia, pertencentes ao acervo da família Oliveira Torres: a primeira é do tempo em que as propostas de diversão no velho Curador era muito pequena e levava a população a inventar as suas próprias brincadeiras. Um desses exemplos aconteceu quando um grupo de amigos decidiu formar dois times para disputar uma partidas de futebol: o Time dos casados x Time dos Solteiros. Infelizmente só chegou às minhas mãos o instantâneo da equipe dos casados, mas ainda tenho esperança de que algum amigo leitor desse blog tenha alguma coisa e me envie para que possamos nos deliciar com esses fatos tão interessantes que nos levam a rever figuras queridas da terrinha que há muito nos deixaram.
        Acredito que a foto acima seja de antes de 1964, pois nela aparece um jovem muito querido da nossa população e que faleceu ainda em tenra idade, por volta daquele ano: Getúlio Gomes, filho do prefeito da época, Honorato Gomes, e esposo da nossa querida Vanda Gomes, falecida a poucos dias em São Luís. Getúlio era meu vizinho na Magalhães de Almeida, e a sua morte causou imensa dor à coletividade, não somente por se tratar de um jovem com futuro promissor na política, como por se ser ele uma figura muita alegre e querida por todos. Os demais, que envergavam o uniforme tricolor, também eram pessoas de destaque na sociedade local, muito conhecidos por isso mesmo, como é o caso do pai do nosso amigo Manoel da Guia, José da Cruz Oliveira Torres, zagueirão que ostentava uma barriguinha própria daqueles que o conforto adquirido através do trabalho levava também à obtenção de alguns quilos a mais.
        O Time acima tinha a seguinte formação, começando a partir da esquerda para a direita: Paulo Alagoano, Luiz Gonzaga, Zé da Cruz, Hermes Santana, Edgar Fialho, em pé. Ajoelhados: Clidenor Sereno, Wilson Sereno, Batista Pezão, Murilo Falcão e Ribamar Menezes. Gostaria muito de saber qual foi o placar desse jogo!

Acervo da família Oliveira Torres
         

        A segunda fotografia era de um encontro político importante, tal era a vestimenta dos nossos conterrâneos. Temos também muitas figuras destacadas da comunidade, alguns que já nos deixaram também. Deixo aos amigos a tarefa de identificá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário