quarta-feira, 10 de outubro de 2018

O Ineditismo do Futebol de Minha Terra(1)

Imagem by Google


O Maior Placar em um jogo de Futebol.
Mazaniel Almeida(*)

            O futebol do Piauí se não é rico em resultados, se é pobre em craques, se destaca pelo ineditismo. Muitos dos casos fogem do “folclorismo”, do racional, do inimaginável e até do absurdo.
           Poty Velho é o mais antigo bairro de Teresina, localizado na confluência dos Rios Poty e Parnaíba e tinha seu time de futebol amador com o mesmo nome do bairro. Barra das Pombas era um povoado do outro lado do Rio Parnaíba, no Estado do Maranhão. Marcaram um amistoso entre os times das duas localidades que de atrativo não tinha nada, mas uma rivalidade sem controle, daquelas em que se dizia: se vencerem na bola irão perder na porrada. Isso não era apenas força de expressão, pelo menos a emoção estava garantida, não pelo resultado objetivo do placar, mas pelas consequências desse.
            Eu, menino traquino, fui a esse jogo escondido de minha mãe, aproveitando que ela iria para uma procissão religiosa.
            O time do Poty era visitante, num campo de chão batido e graças a Deus sem muros. Jogo sem policiamento, com juiz neutro (pelo menos em tese) e a torcida única armada de cacete. A primeira providência do juiz neutro foi expulsar o goleiro do Poty no primeiro lance do jogo e ainda marcou pênalti a favor do time local. Acreditem se quiser, mas o primeiro tempo terminou: Barra das Pombas 30 x 0 Poty, isso mesmo: trinta a zero. O time do Poty nunca tinha sofrido tantos gols, aliás, time nenhum do mundo passara por aquele vexame. Aquilo era placar de basquetebol.
            A torcida local já nem estava dando bolas paro o jogo, que em dado momento se matou de rir ao ver uma vaca atravessando o campo de jogo na maior malemolência, avacalhando ainda mais um jogo avacalhado.
            O que não se poderia prever, nem o mais estabanado dos gurus do mundo, seria uma reação do time do Poty Velho. Foi diminuído o placar, subindo degrau a degrau realizando o que seria impossível. Inesperadamente, no segundo tempo só os visitantes marcaram gols uns por cima dos outros, de enxurrada até conseguir um empate de 30 x 30, isso mesmo: trinta a trinta.  Faltando cinco minutos para o término do tempo regulamentar, o árbitro no uso de bom senso e bote bom senso nisso, encerrou a partida na iminência de uma virada no placar e com isso aumentar a pancadaria que já não era pouca. Barra das Pombas 30 x 30 Poty Velho, num jogo sem súmula, repleto de testemunhas que entrou para a história do futebol como o maior placar do mundo. Nada visto antes, durante nem depois. Tão surpreendente que, passado mais de meio século, chegando-se à Teresina, desde o mais antigo ancião a um criança de chupeta, caso você pergunte qual o resultado dessa partida, ouvirá as mais escandalosas respostas, coisas como: 100 x 100, 50 x 50, 120 x 120.

(*)Mozaniel Almeida, piauiense, é poeta, cronista e contista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário