quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

O FUTEBOL NO CURADOR – NASCE O RENNER FUTEBOL CLUBE




José Pedro Araújo

A história é impressionante e continuamente nos apresenta surpresas que, muitas vezes vão de encontro ao que achávamos ser uma verdade indiscutível. Especialmente quando nos baseamos na oralidade, nas tais informações “confiáveis” para formarmos convicção de um fato ou acontecimento. No presente caso, não se trata propriamente de um desvio da verdade, mas de uma omissão involuntária, talvez um descuido. Quando escrevemos o nosso livrinho sobre a história de Presidente Dutra (Do Curador a Presidente Dutra – história, personalidades e fatos), dissemos que muita coisa que deixava de constar ali ainda viria à tona, e que deixava para os novos historiadores a tarefa de escavacar tal qual um arqueólogo em busca de novos fatos que haviam sumido nas brumas do tempo para ir completando o que faltava dizer.
Pois bem, de lá para cá, muita coisa apareceu, documentos deram o ar da sua graça para nos relatar passagens importantes da nossa história. E continuam aparecendo, surpreendendo-nos com relatos de que desconhecíamos totalmente. O que vou relatar agora, não possui grande importância histórica, relevância póstera, e também não muda nada do que já sabemos. Mas foi um fato que me chamou a atenção pelo meu total desconhecimento dele, apesar da pompa e circunstância em que aconteceu, tendo até sido publicado em um jornal de grande circulação em São Luís. Refiro-me à fundação do Renner Futebol Clube de Presidente Dutra, clube do qual fazia parte um seleto grupo de cidadãos presidutrense.
Habituei-me a atividade da pesquisa histórica, coisa que faço quase diariamente. Ontem, portanto, estava eu dedicado à cata de informações novas em um site da Biblioteca Nacional, quando me deparei com uma notícia do Jornal maranhense A Pacotilha/Globo, edição de 18 de junho de 1958, que trazia informações sobre a fundação do Renner FC, evento que, como já afirmei algumas linhas acima, desconhecia completamente. E olha que passei um bom tempo pesquisando sobre o meio esportivo no município para tratar do tema no livro. E nesse afã, conversei com muitas pessoas ligadas ao meio esportivo. Descobri, até mesmo, informações com uma tia quase centenária, que dizia que os dois primeiros times de futebol criados no Curador foram o Teresita e o Santa Cruz.  Disse-me até quais os tipos e as cores dos uniformes que os craques dos dois times envergavam. Falou-me do campo de futebol onde as partidas eram jogadas (largo do Mercado). Fui à procura de novos informantes e confirmei tudo com a máxima fidedignidade. Mas a respeito do Renner ninguém me falou nada, daí a minha surpresa, o meu total desconhecimento a respeito da sua existência.
Acredito que nenhum time de futebol criado em Presidente Dutra mereceu tamanha divulgação pela imprensa a respeito de sua diretoria e coisa e tal. Não bastasse isso, times que deixaram um legado para os seus torcedores, e que ainda estão em atividade, como o Central Esporte Clube, o Grêmio Esporte Presidutrense e o Bahia Esporte Clube, por exemplo, nunca mereceram tamanha divulgação. O Renner, sim. Está estampado na matéria jornalística daquele ano da graça de 1958, o nome dos homens que iriam dirigir os destinos do novo clube de futebol local e, entre esses, o alcaide municipal, Adilon Arruda Leda.
Mas não apenas ele. Figuras importantes como o Promotor Público da Comarca, empresários, funcionários públicos, agro-pecuaristas, desportistas, gente que marcaria depois a história do querido município formava na composição da diretoria do bravo Renner, como é possível ver na foto da matéria que ilustra a mesma. Vejam que seleto grupo de esportistas contribuíram para a formação da diretoria do clube.
Só não conseguiu encontrar nada que possa me falar se o tal clube de futebol escreveu uma bela página futebolística na cidade e região; que batalhas travou; quantas vitórias conquistou, ou mesmo até quanto durou a sua existência. Acredito que alguns dos amigos que se desdobram diariamente para escrever sobre as coisas do esporte bretão no município podem avançar na pesquisa e colher maiores informações sobre a saga escrita pelo Renner Futebol Clube nos campos do velho Curador. Gente como o meu amigo Dalvino Barbosa Lima Filho, que trabalha e vibra incansavelmente com e pelo sucesso do futebol no município e região.
Estou, assim, preenchendo a lacuna que deixei ao não registrar a existência do incensado Renner F C e, se for possível o lançamento de uma nova edição do livro com novas informações que tenho colhido durante esses últimos anos, prometo me redimir da falta cometida. Fora das quatro linhas, é claro. E somente então, será possível reclamar o meu efeito suspensivo. 
Desde então, apareceram muitos times na cidade, até mesmo um denominado Curador Esporte Clube, o que muito me alegrou com o nome adotado. Animado com isso, até solicitei ao seu presidente, e consegui, uma camisa uma camisa do clube que homenageia o nosso querido município que gosto de chamar pelo seu primitivo nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário