quarta-feira, 27 de abril de 2016

Novíssimas Fotografias Para o Álbum da Cidade

Av. José Olavo Sampaio (Acervo Carlos Magno)

          A avenida registrada na fotografia acima é o prolongamento da BR-226 que liga a o Rio Parnaíba ao Tocantins. Denominada anteriormente de Estrada Central do Maranhão, esta rodovia corta o estado ao meio, no sentido leste oeste, e termina por se caracterizar na principal ligação do norte do país com os estados mais ao leste da região. Anteriormente planejada para passar ao lado da cidade de Presidente Dutra, transformou-se rapidamente na principal artéria comercial da cidade, atraindo seus principais empórios. Quando criança costumava caçar passarinho em um trecho do que viria a ser esta Avenida, mais especificamente na parte que pertenceu a uma antiga propriedade de um tio meu, Chico Barros. Nela existia uma fileira de Mangueiras de várias espécies, lugar aprazível e muito sombreado, em que muitas jovens e crianças costumavam frequentar. Existia também nesse trecho um dos muitos engenhos de cana-de-açúcar que o município possuía, e que pertencia ao senhor Carvalho, se não me falha a memória. Por fim, a avenida passou bem frente à casa do senhor Basto Ferreira. Casa, aliás, que ainda pertence à sua família. Esse tempo ficou para trás. Hoje temos uma avenida muito movimentada, mas aquelas lembranças ficaram registradas na nossa memória.

Av. Tancredo Neves (Acervo Carlos Magno)
          Já a Avenida que vemos nesta segunda fotografia, a Tancredo Neves, é uma artéria da cidade quase que exclusivamente residencial. Digo quase, porque no seu extremo sul, funciona uma série de bares e  churrascarias (os tais espetinhos), fato que terminou por transformar a região em um  Point para os notívagos e pinguços que adoram passar suas horas de lazer por lá. Esta avenida foi construída no local em que antes, e durante muito tempo, foi o Campo de Aviação do município. 
          As duas avenidas são importantes artérias da cidade, e possuem em comum o fato de serem relativamente novas, prova do grande crescimento pelo qual vem passando o velho e querido Curador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário