segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Crônicas Vividas - Chá de Realidade

Foto meramente ilustrativa by Google



José Ribamar de Barros Nunes*

O chá faz parte da vida de todos nós e creio que pode cooperar com nossa saúde. Existem dezenas de espécies e para todos os gostos. Mas o de que quero falar, hoje, refere-se ao cotidiano das pessoas. Não diz respeito ao paladar, porém, atinge todo o corpo e a alma dos indivíduos, não se trata de um líquido, mas de um tipo de comportamento e atitude.
Esse tipo de chá, chá de realidade, acontece nos caminhos e ruas da coexistência social, no dia-a-dia da vida. Em termos populares, o chá de realidade serve para fazer a gente cair na real e não estranhar os diversos comportamentos que as pessoas mostram e demonstram.
A vida eu considero e defino como uma escola sem férias, onde todo santo dia há uma lição a aprender. As aulas ou lições da vida ocorrem todos os dias, todos os momentos, em todos os lugares, em todas as horas. Elas se nos apresentam e nos desafiam na família, nas ruas e praças, nas reuniões partidárias, nos espaços de lazer e por aí vai. A vida ou o tal chá de realidade não escolhe dia, hora nem lugar para pregar peças e fazer testes.
Nessa escola dura e realista todos somos ou podemos ser alunos e professores ao mesmo tempo. Basta ter boa vontade, olhos de ver, ouvido de ouvir e coração para sentir. Os resultados e efeitos dessa experiência e cidadania diária, bons ou maus, perduram para sempre e deixam sequelas agradáveis ou lamentáveis ad perpetuam rei memoriam.
Chá de realidade significa a mesma coisa que lei da realidade (Lei de Maquiavel, Peron, etc). Pode pesar e agir muito mais do que um chá de cadeira prolongado. O importante é saber enfrentá-lo, compreendê-lo e resolvê-lo, pois como ensina a sabedoria da plebe ignara, não existe problema sem solução. Não se olvide, todavia, que muitas vezes, dá uma vontade danada de chutar o balde e o pau da barraca...
Segura, peão. A vida continua e é bom viver.


(*) José Ribamar de Barros Nunes, Cronista e Consultor Parlamentar do Senado.
Autor de: Crônicas Vividas e Duzentas Crônicas Vividas.
E-mail: rnpi13@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário