terça-feira, 27 de novembro de 2018

IDEALIZANDO UM ESPAÇO PARA O LAZER DOS PRESIDUTRENSES

Foto ilustrativa. Lago Verde, Paragominas-PA.


José Pedro Araújo
Quando criança sentia uma enorme falta de um local permanente onde pudesse dar vazão a minha grande necessidade de brincar. Então, não havia um parque infantil na cidade de Presidente Dutra, por mais diminuto que fosse.  As verbas públicas minguadas não permitiam tamanho investimento, diziam-se. E como não possuímos um rio perene, tínhamos que aguardar o período das águas altas para uns providenciais mergulhos no riacho Firmino ou no rio Preguiça, cursos de água semi-perenes que se mantinham todo o restante do ano restritos a pequenas poças individuais e paradas, o que não significava a mesma coisa, pois precisávamos de algo que extravasem fronteiras tais quais as nossas imaginações. Nesses períodos de estiagens tínhamos que nos contentarmos com as peladas disputadas nos terrenos baldios espalhados pela cidade, ou mesmo em empinar pipas, preenchendo com suas múltiplas cores o vazio do céu curadoense.

Depois veio a mocidade e com ela a necessidade de encontrarmos parceiras para tratarmos de coisas relacionadas ao coração. Faltava-nos uma praça, porém, onde as meninas, com as mesmas ânsias que nós, desfilassem objetivando distribuírem charme e beleza para uma plateia sequiosa para apreciá-las. Isso faz parte das necessidades humanas: existe sempre alguém que deseja se mostrar; enquanto outros desejam apreciar, deliciar-se, extasiar-se com a visão do que é belo. Essa praça veio muito mais tarde, quando já não estávamos mais por ali. E hoje, observo triste que os tempos são outros, quase ninguém transita por esses logradouros quando vem a noite.

Mas a cidade continua necessitando de um espaço público onde crianças e adultos possam se exercitar, divertirem-se. Um parque, por exemplo, com pistas de caminhadas, laguinho no centro, bancos em redor e muita sombra para desfrutarmos nas nossas horas ociosas. Lá poderia ter alguns campos de futebol, quadras poliesportivas, parques infantis e um espaço para exposições artísticas, além de pequenos  quiosques para lanchonetes, e uma construção maior para um restaurante. Pensei até mesmo no local. A lagoa do Curador. Superaríamos a necessidade de um espaço público que engrandecesse a cidade, e ainda salvaríamos, de quebra, o lugar onde tudo começou.

Como angariar recursos para isso, poderia nos perguntar alguém com os olhos voltados para o apertado orçamento municipal. E eu responderia sem titubear. Lançando mão de uma ideia muito em voga por estes dias: as parcerias público-privadas. Aliás, isso tem feito com que muitos governantes se vejam livres do cinto apertado que tolhe os movimentos de quase todos eles,impedindo-os de alçarem voos mais altos.

Sem nenhum interesse que não seja o de contribuir com alguma ideia para o desenvolvimento da cidade, diria que o administrador municipal poderia fazer como fez o prefeito Juscelino Kubitschek quando criou o parque da Pampulha em Belo Horizonte.  Pensando em uma área de lazer para os habitantes da cidade pequena, mas em rápido crescimento, criou um lugar de lazer para o belo-horizontino, mas também um novo e encantador bairro para a população mais abastada. A cidade tinha na época pouco mais de duzentos mil habitantes quando a ideia surgiu. Ele, por sua vez, não tinha nenhum recurso nos cofres do município para bancar a sua ideia. Foi então que pensou em buscar o apoio da iniciativa privada.

As terras que circundam a Lagoa do Curador pertencem a particulares, bem sei. Presidente Dutra, por sua vez, não é nenhuma Belo Horizonte, sei disso também. Daí a necessidade de se buscar a cooperação dos donos desses terrenos. E tenho a impressão que eles veriam com bons olhos a possibilidade de se construir um parque temático no entorno daquela lagoa. Salvar-se-ia aquele espaço histórico do seu desaparecimento iminente e, ao mesmo tempo, isso valorizaria, sobremaneira, os terrenos em derredor. Com um planejamento bem detalhado e aprovado pelo próprio município, dentro de uma proposta maior, loteamentos com toda a infraestrutura necessária seriam realizados no entorno do parque, criando-se um bairro novo a poucos passos do centro da cidade. Ao município caberia a fração do terreno que a lei obriga que seja destinado para obras públicas. Sem se falar que o espaço da lagoa e o seu entorno, são Áreas de Proteção Permanente, não sendo permitida aos donos dos imóveis qualquer alteração na sua feição. Portanto, nenhum prejuízo adviria dai para eles. No entorno da lagoa, diques de proteção seriam construídos para represar e elevar o nível das águas, e sobre eles seriam assentados os passeios e as pistas de caminhada.  Esses recursos poderiam advir do orçamento da própria União, por meio de emendas parlamentar. A cidade ganharia outra cara, mais moderna, e seus moradores um espaço de lazer sem igual na região. Destinaria mais qualidade de vida para seus residentes. E ainda cometeria um belo e histórico gesto. Sonhar não custa nada, não é mesmo?

2 comentários:

  1. Brilhante idéia, José Pedro.
    Todas cidades precisam desses espaços públicos.
    O ex governador Flávio Dino implantou em várias cidades do Maranhão, praças e parques. Achei louvável essa ação do governo estadual.

    ResponderExcluir