sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Outras Fotos para o Álbum da Cidade

Foto de origem desconhecida(crédito ilegível) - Anos 70.

Fotografia de 2015(Foto by Carlos Magno)
          As duas fotografias mostram, com diferença de mais de três décadas, o mesmo local. Foram tiradas da torre da matriz, com uma pequena diferença de ângulo. Entre outras coisas, mostra as transformações pelas quais a cidade passa, mas mostra também que, brevemente, a história da cidade, com seu casario simples e despojado, será apagada. O quarteirão que se vê nas duas fotos foi também alterado na sua concepção original, mudou de área residencial, para comercial. 
          No passado, já remoto, nas construções na esquina da direita residia a famílias de José da Cruz Oliveira Torres, que tinha ao lado o seu comércio. Adir Leda, ex-prefeito da cidade, residia na da esquerda. E no centro ficava o salão paroquial, pertencente à igreja católica. Este local serviu por muito tempo como prédio escolar. Primeiro, ainda nos primórdio do município, como o colégio São Bento, destinado ao público masculino, escola pertencente à igreja. Depois, foi utilizado pelo Colégio Presidente Dutra, unidade escolar em que cursei o meu ginasial, mas que na época funcionava em outro local, não muito distante. Hoje em dia, na casa que pertenceu a família Oliveira Torres, funciona um grande loja; o antigo salão paroquial foi transformado em um conjunto de salas comerciais e na casa da esquina, antes pertencente aos Leda, funcionou até pouco tempo o Fórum da cidade.  
          A transformação que se observa na quadra em questão, acontece também em todo o centro da cidade, em todas as ruas que compõe este quadrilátero. O que parece um processo perfeitamente normal, coisa que acontece em todas as cidades da região, em especial naquelas cujo atividade comercial se mostra mais forte, poderá também apagar da memória histórica e coletiva a arquitetura das velhas residências construídas pelos nossos pioneiros. 
          Mas, a bem da verdade, isso se dá também por outro motivo: o desaparecimento dos troncos familiares. É rara uma casa na região central da cidade em que ainda se ache vivo o seu casal original. Ou pelo menos um de seus membros. E isso faz com que os herdeiros se desfaçam do patrimônio logo após o inventário ser realizado. É mais fácil dividir o dinheiro obtido da venda. 

2 comentários:

  1. Como é importante ter os registros históricos. Parabéns, Mestre JP Araújo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Professor!
      Uma vez que a história estar-se perdendo, somos salvos por este instrumento incomparável, a fotografia.

      Excluir