segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Emporcalhando o Cenário




                                                         José Pedro Araújo

                Vez por outra faço minha caminhada, pela manhã, na Avenida Marechal Castelo Branco, aproveitando-me da hora menos quente do dia e, de quebra, da umidade relativa do ar mais elevada. Tenho que aplaudir a ideia da criação de parques ambientais nas margens do rio Poti, e os calçadões apropriados para quem gosta de por em dia um pouco da forma física perdida na ociosidade e na utilização dos equipamentos domésticos que vieram para facilitar a nossa vida, mas que nos alijaram também do esforço necessário à queima de calorias.

                O parque formado na margem esquerda do Poti, por exemplo, é muito agradável, sombreado por muitas árvores nativas replantadas para recomposição da vegetação suprimida na área de proteção permanente. Ficou uma coisa linda de se observar e agradável de usufruir. Uma caminhada de manhã já é algo muito prazeroso, e sob a sombra das árvores, aí já toma outro patamar, pois o contato com o luxuriante verde é tudo de bom. Quando me perguntam por que eu caminho no outro lado do rio, e não na Raul Lopes, lugar mais utilizado pelos moradores da zona leste, sempre respondo que prefiro aquele lado porque é mais calmo, ninguém me conhece, e por esse motivo ninguém me faz parar e interromper a caminhada. Mas, tenho outra razão: gosto de pensar quando estou caminhando. É nessas caminhadas que eu mentalizo a maioria dos textos que escrevo. Toda a história contada no meu e-book “Terra de Ninguém”, publicado na Amazon.com, foi gestada durante as minhas caminhadas. E uma parte da história foi ambientada na própria Marechal.

                Rousseau, o grande filósofo, músico, matemático e botânico, entre outras cositas mas,  já afirmava que adorava caminhar enquanto formava suas ideias. E não eram caminhadas pequenas como as que faço. Certa feita foi ele de Genebra, na Suíça, a Turim, na Itália, a pé. Fez também, em outra oportunidade, o trajeto de Genebra a Paris a pé. Este último trecho mede 540 km, não é pouca coisa para se fazer caminhando. E ele se deliciava observando a paisagem, o canto dos pássaros, dormindo ao relento e, como já vimos, amadurecendo o que depois passaria para o papel. É lógico que não sou um Rousseau, nem consegui pensar em muitas coisas úteis nas minhas caminhadas, apesar da paisagem exuberante que vejo enquanto palmilho a curta pista na qual transito algumas vezes por semana. Será que é por que o meu trajeto é pequeno, comparado com o do gênio franco-suíço? Bom, não respondam, eu mesmo faço isso: isso é tão improvável quanto a possibilidade de um dia chegar até a lua.

                Mas comecei este texto com um propósito e já me desgarrei por outro caminho, pegando o atalho confortável por onde transitou o incomparável Jean-Jacques, saindo de fininho da minha rota. Volto para dizer que a paisagem exuberante a que me referi acima, sofre com a ação de indivíduos inescrupulosos. Diariamente é jogado ali um monte de coisas que emporcalha o paraíso existente quase no centro da cidade. Sofás velhos, colchões imprestáveis, animais mortos, restos de construção, tudo é atirado ali, enfeando o ambiente luxuoso. E o pior é que, apesar de ficar ao lado de uma avenida muito utilizada por todos, ninguém vê nada ou se digna a fiscalizar aquele parque. Nem mesmo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, instalada ali, consegue evitar que indivíduos porcos e culturalmente rebaixados joguem o lixo produzido ali. Há dias que a fedentina chega a impedir a caminhada.

                Dias atrás vi uma foto lamentável de Copacabana após a virada do ano: estava coberta de lixo. Tudo obra dos turistas que foram àquele santuário para festejar a virada do ano. Dai a dois dias, o Facebook, outro paraíso, dos que adoram postar tolices, publicou uma fotografia de Nova York após a virada do ano também:  Times Square estava repleta de lixo. Abaixo da foto, escreveram que era para apreciação daqueles que possuíam o complexo de vira-lata. E eu aqui com meus botões: bom, nesse mesmo período milhares de turistas brasileiros foram pra lá. Será que têm algo a ver com aquilo? Afinal, uma coisa não se pode negar: os americanos exercem com galhardia a sua cidadania. Podem falar do resto. Da limpeza de suas ruas e parques, do cuidado com o lixo que produzem, nunca.

         Que o poder público adote providências para conter esses mal-educados. Quem sabe até trazendo de volta a campanha do Sugismundinho!  Pra quem não se lembra, Sugismundinho era um garoto horroroso que ficou famoso, muitos anos atrás, em uma campanha estatal pela limpeza. Talvez caísse bem adotarem-se campanha igual a que agia contra os “bacanas” ( ou seriam os babacas?) que transformavam as praias do litoral piauiense em pistas de corrida de automóveis. Com o título de “Xô Macaco!”, atingiu diretamente aqueles que iam para o litoral apenas com o propósito de se mostrar, ou de mostrar a sua pouca educação. Ou será que foi o policiamento efetivo no local que obrou o milagre desejado? De qualquer forma, está dada a sugestão.
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário