quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Novas Fotografias para o Álbum da Cidade - Infraestrutura.

Começo das obras da Eletronorte(Foto by IBGE)
           A posição geográfica estratégica do município de Presidente Dutra tem lhe trazido bons frutos, no que pese esse tardio reconhecimento por parte das autoridades sediadas na capital. Já tive a oportunidade de afirmar no meu livro "Viajando do Curador a Presidente Dutra", que os sucessivos governos maranhenses se comportavam como meros administradores da capital do estado, esquecendo  o seu espetacular interior à sua própria sorte.Na página 265 do livro, registrei que "manteve-se este estado no mais absoluto ostracismo e isolamento por mais de trezentos anos, com nossos governantes administrando burocraticamente uma pequena fatia composta pela capital, pela ribeira próxima de alguns dos nossos rios, e por parte da baixada maranhense". 
         E a propósito disto, passamos muito tempo sem uma estrada de penetração que facilitasse a chegada até ao sertão. Exemplificando isso, afirmamos também que, somente em  1921 deu-se a inauguração da Estrada de Ferro que ligava a capital São Luis à Teresina, assim mesmo sem a ponte sobre o Estreito dos Mosquitos. A ponte que faria a ligação da Ilha de São Luis ao interior só ficaria ponte muito depois. 
          Presidente Dutra, situada no mais profundo sertão, ficou isolada por muitos anos, no que pese a sua privilegiada situação geográfica e as suas características próprias para a instalação de um centro de desenvolvimento regional. Nos anos oitenta a Chesf iniciou a construção da maior subestação elétrica do norte do Brasil, interligando a região ao restante do país. Foi, e ainda é, a maior obra pública já construída no município, tendo sido encampada pela Eletronorte em 1983.
          As duas fotografias mostram a imponência da obra: uma no seu início, e a outra com a sua construção já devidamente consolidada.


Fotografia do pórtico de entrada da Eletronorte em PK (2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário