terça-feira, 12 de maio de 2015

O Polêmico Mercado Municipal


           Poucos dias atrás tivemos uma polêmica exacerbada sobre a situação em que o velho mercado municipal se encontra. O debate começou interessante, com pontos de vista pro e contra uma reforma no espaço em que está localizado aquele importante estabelecimento público. Depois, como acontece sempre, a discussão enveredou para as questões políticas, e logo começaram as trocas de acusação sobre quem era culpado ou não pelo aspecto vexaminoso em que se acha este importante e bem localizado espaço comercial da nossa cidade.
          Diante disto, e com o propósito único de ajudar no debate, publicamos hoje duas fotografias sobre o local em questão: uma feita nos anos setenta, e outra bem recente, agora do final do mês de abril deste. 




          A importância deste local para centenas de famílias que retiram dali o seu sustento é inquestionável. E qualquer reforma que se queira fazer no local deverá mexer e tirar o sono desse grande contingente de pessoas, pelo menos durante o tempo necessário à conclusão da obra. A questão que fica para discussão é a seguinte: estamos sendo justos com o restante da população, com a cidade, e, de resto, com as pessoas que trabalham no mercado e seu entorno, mantendo este espaço comercial tão importante neste estado de completo abandono e promiscuidade?
          Em Teresina aconteceu algo parecido e que pode servir para ajudar um pouco na discussão. As ruas do centro da cidade estavam apinhadas de camelôs, enfeando a cidade e provocando transtorno em quem precisava se deslocar ao centro para resolver algum negócio. Quando houve a decisão de remover aqueles comerciantes informais de lá, acendeu-se grande debate em meio à sociedade, dividindo-se as opiniões em contra e a favor da mudança. O prefeito apresentou o plano de construção de um shopping popular para abrigar aqueles comerciantes de rua e, depois de muitas discussões com os representantes dos camelôs, o plano foi aprovado e o empreendimento construído. Hoje seria impensável a cidade sem o Shopping da Cidade, como aquele espaço comercial passou a ser chamado. Por outro lado, as ruas do centro da cidade voltaram a ser de todos, facilitando o acesso de quem procura aquela região para resolver algum negócio ou mesmo comprar no comercio formal.
          Com uma coisa acredito que todos concordam: é preciso fazer algo urgentemente. O ministério público deve voltar os olhos para este local e impedir que nesse logradouro público se faça construções irregulares e permanentes, e até mesmo casas residenciais, como hoje acontece. A cidade agradeceria se o espaço do velho mercado municipal fosse transformado em algo atraente e convidativo a um passeio saudável.
                 




Nenhum comentário:

Postar um comentário