segunda-feira, 25 de maio de 2015

Outras Fotografias Comparativas: O novo e o velho PK

Acervo da família Gerson Sereno.
José Pedro Araújo
           As duas fotografias que ilustram este post referem-se a uma das mais belas construções de Presidente Dutra: o Colégio das Irmãs. Hoje, Colégio  Sagrada Família. A primeira foto, feita em início dos anos cinquenta, mostra o prédio em construção, já em fase de acabamento. É uma das poucas imagens que ilustram essa fase da obra. Talvez a única exposição a ilustrar aquela época. A propósito disto, um dos poucos depoimentos que temos sobre a construção deste edifício, foi tomado pelo historiador Elyellson Morais à professora Jesus Jardim. Na entrevista, ela afirma que ajudou a carregar pedras para a construção do colégio, assim como grande parte da população. A monumental obra deve ter empregado vultuosos recursos, e esses custos se acentuaram mais ainda em razão de parte do material de construção ter vindo de fora. O jornal O Diário de São Luis, do dia 20 de fevereiro de 1949, ilustra as dificuldades enfrentadas para a construção da obra de tal magnitude. A matéria publicada naquela época, afirma que "a exposição feita pela senador Vitorino Freire ao chefe da nação sobre a extrema pobreza em que se encontra o Colégio das Irmãs Capuchinhas de Presidente Dutra, antigo município do Curador,  impressionou de tal forma o primeiro magistrado do país que o general Dutra prometeu tomar parte pessoalmente na campanha de arrecada de donativos, afim de auxiliar o município que lhe prestou significativa homenagem tomando o seu nome. Ontem o general Dutra informou ao senador Vitorino Freire que conseguiu um donativo de Cr$ 50.000,00 (cinquenta mil cruzeiros), sendo quarenta mil para o educandário daquele município, e dez mil para frei Carmelo, capelão daquela localidade, adiantando, ainda, o Presidente da República, que a importância total do donativo seria remetida hoje, através da agência do Banco do Brasil, em nome da madre superiora do colégio de Presidente Dutra".
          Não resta dúvidas que a substituição do antigo nome do município pelo do Presidente da República da época, rendeu frutos. Há notícia de que verbas foram repassadas ao prefeito da época, inclusive houve também a doação de um Jipe Willys, acredito que o primeiro veículo automotor da cidade. 
          Bem, afirma-se que o tal veículo terminou ficando para o recém criado município de Tuntum. Mas essa já é outra história.



          A fotografia acima é do dia 28/04/20015. Foi tirada de um ângulo diferente. Para concluir o presente texto, uma informação que deve passar desapercebida para muitos que transitam diariamente pela praça São Sebastião e que estão cansados de ver o texto em latim sob a gárgula no frontispício do salão paroquial:  Otium Cum Dignitate. A frase em questão foi cunhada pelo filósofo romano Cícero, e significa "Descanso com os meios necessários para viver honestamente". Ou, descansar com dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário