quarta-feira, 3 de junho de 2015

Algumas Fotografias Comparativas do Grupo Escolar Dr. Murilo Braga.

Fotografia recente do Dr. Murilo Braga


          Pelo colégio Dr. Murilo Braga passaram muitos presidutrenses que hoje talvez não lembrem dessa época. De minha parte, como um saudosista que sou, especialmente dos anos que passei na terra em que nasci, gosto de relembrar esse tempo passado. Nele estudei quatro anos da minha extensa vida escolar. Foi nele que também aprendi a entoar o pouco que sei do hino nacional brasileiro. Pois naquele tempo, chegávamos ao colégio, deixávamos o material na sala de aula e íamos nos juntar com o restante dos alunos no grande salão. Depois de todos perfilados, começávamos a entoar o hino com todo o fervor. Essa demonstração de civismo era uma exigência dos militares que governavam o país. Naquele tempo também a atual Unidade Escolar era chamada de Grupo Escolar.
      A propósito disto, em minhas andanças pelo interior do Piauí a trabalho, encontrei alguns colégios com o nome do Dr. Murilo Braga. Fiquei curioso. Quem seria esse benemérito tão homenageado sobre o qual não consta nada registrado na história oficial. Recorri ao velho Google e tirei minhas dúvidas sobre o insigne, mas pouco popular indivíduo. Na verdade o Dr. Murilo Braga de Carvalho  foi um educador piauiense de grande importância no cenário brasileiro, responsável pelo Plano Nacional de Construção Escolar. Na época em que o Grupo Escolar foi construído em Presidente Dutra, ele presidia o INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira. O INEP é responsável hoje pelo ENEM, ENADE, etc. A homenagem foi um reconhecimento dos presidutrenses ao grande educador brasileiro. Murilo Braga faleceu com apenas 52 anos.

Inauguração do Dr. M. Braga. Anos 50 - Foto do Acervo da Família de José da Cruz.

          Entre as lembranças que guardo daquela época, uma me causou grande cansaço. Apesar da distância que esse colégio fica da residência dos meus pais( que fica no início da da Magalhães de Almeida, próximo ao Othon Hotel), em determinado ano estudei nos dois turnos, manhã e tarde, uma vez que andava ocupado mal o meu tempo. E o trajeto era feito a pé. Não me queixo hoje, pois muito me serviu para o exame de admissão ao ginásio. Mas, na época, considerei uma coisa descabida. Coisa de pais preocupados com o bom encaminhamento dos filhos.

2 comentários:

  1. Também estudei o ensino fundamental nesta escola da qual tenho orgulho de falar, da educação que tive que me serviram como base para onde estou hoje, formado em enfermagem pela UEMA e atualmente cursando Medicina em São Paulo. Agradeço aos meus professores e a toda equipe de minha querida Unidade Escolar Doutor Murilo Braga.

    ResponderExcluir
  2. Legal, conterrâneo. É sempre bom dá uma olhada para trás e ver que os caminhos que trilhamos facilitaram a nossa vida. Grande abraço, e continue visitando o nosso blog. Sempre teremos novidades.

    ResponderExcluir