terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Novas Fotos para o Álbum da Cidade - Economia

Armazém Porto Seguro (Foto Família José da Cruz Oliveira Torres)
           As duas fotografias que o Folhas Avulsas publica hoje foram gentilmente ofertadas por duas famílias tradicionais de Presidente Dutra. As famílias Torres e Soares, que faziam parte da elite econômica da cidade e foram responsáveis, juntamente com a família Sereno, somente para citar algumas, pela transformação do velho Curador em um polo Comercial importante na região central maranhense. 
          A primeira foto data do início dos anos sessenta, mostra o interior do armazém Porto Seguro, e nela aparecem algumas das personagens mais conhecidas da cidade, como o proprietário do empório, José da Cruz, o irmão Luiz Cruz, o empresário Gerson Sereno e o comerciante Sr. Luizinho, entre outros. 
          A economia da região naquela época estava calcada na agricultura e na pecuária, possuindo um comércio ainda incipiente, diferente dos dias de hoje, quando se fortaleceu e se transformou na principal atividade econômica da região. 




Fila de caminhões transportando algodão(Foto Família Salomão Soares)
          A segunda fotografia, também relativa aos anos sessenta, que vemos acima, registra um momento ímpar: o início da chegada do algodão nas fábricas de beneficiamento do produto em Codó. Segundo informações do Sr. Salomão Soares, neste primeiro dia entraram na cidade, em fila indiana, cerca de 250 caminhões carregados com algodão. Presidente Dutra despontava na época como um dos maiores centros produtores dessa pluma, juntamente com Dom Pedro e Tuntum. Aliás, anos antes, existiam na cidade muitas usinas para descaroçamento de algodão, quase todas movidas à tração animal, as chamadas bulandeiras. Por este tempo, instalou-se na cidade a primeira usina à vapor, localizada na esquina da rua Sebastião Gomes com a Travessa Nelson Sereno. A cotonicultura desapareceu da região em decorrência do colapso das fábricas de tecidos de Codó e São Luís.

2 comentários:

  1. Quem quiser conhecer Pres.Dutra tem que acessar esse blog. Parabéns. Dr.Araujo.
    Assinado: Jonas Barros de Araújo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ao meu irmão pelas palavras de incentivo. Logo ele será protagonista em uma crônica sobre que fiz sobre uma desastrada viagem que ele fez.

      Excluir