sábado, 27 de agosto de 2016

Discurso de Posse do Primeiro Prefeito Eleito do Curador

Ariston Leda à direita do Pres. da República, Gen. Dutra*



José Pedro Araújo
Não tanto pela excelência do texto, mas o documento que transcrevo a seguir possui importância histórica para Presidente Dutra e, por conseguinte, para aqueles que se interessam pela história deste valoroso município. E assim sendo, descrevo abaixo, ipisi literis, o discurso de posse do Exmo. Senhor Prefeito eleito do Curador, Ariston Arruda Leda, proferido no dia 19.05.1948. O pleito, ocorrido em 19.01 daquele mesmo ano, transcorreu em clima de relativa segurança, dada à indicação do Coronel Antenor Dias de Carvalho para interventor do novo município. O coronel a que me referi, ocupava relevante cargo na segurança do estado, e foi destacado pelo governador para pacificá-lo nessas primeiras eleições, e substituiu a Nelson Sereno por ocasião da sua renúncia ao cargo de interventor municipal. Antenor Carvalho se demoraria no Curador somente o tempo necessário à realização do pleito, logo retornando à capital, deixando em seu lugar o servidor público estadual Raimundo Luz.

Se as eleições transcorreram em clima de relativa segurança, o que viria depois provocaria verdadeira guerra de bastidores, para dizer o mínimo. Inicialmente, após contagem dos votos, foi proclamado vencedor o Senhor Virgolino Cirilo de Sousa, candidato do Partido Social Democrático (PSD). Insatisfeito com a proclamação do resultado, que julgou viciado, Ariston Leda, que concorria pelo P.S.T, buscou revertê-lo na justiça eleitoral, logrando êxito. E assim, quatro meses após a realização do pleito, foi empossado no cargo de primeiro prefeito eleito do município de Curador. Abaixo, portanto, uma réplica do seu discurso de posse:

“Meritíssimo Senhor, Porciúncula de Morais,

Digníssimas autoridades,


Senhoras e Senhores,

Hoje ao empossar-me no cargo de Primeiro Prefeito Constitucional de Curador, quero trazer de público o testemunho sincero da minha gratidão àqueles que sufragaram nas urnas o meu humilde nome. Sei ter sido árdua a campanha que tivemos que enfrentar, antes do pleito e mesmo depois dele. Contudo, conseguimos vencer galharda e condignamente.


Afianço-vos de que a luta que teremos que empreender doravante, requer de todos nós curadoenses um esforço conjunto e contínuo, afim de que possamos formar ao lado dos demais municípios maranhenses, numa posição de destaque, que seja, para todos nós, motivo de justo orgulho.


Asseguro aos meus conterrâneos, pois já me considero curadoense de coração, de que na minha gestão tudo farei para que tenhamos um ambiente de paz, tranquilidade e trabalho.


Envidarei os maiores esforços junto à alta esfera administrativa do Estado para dar a Curador aquilo de que mais ele carece no momento, assim como transporte, escolas, amparo ao agricultor e ao criador, etc., visto serem estes os problemas mais urgentes e que estão a exigir solução imediata.
Como sabeis, somente agora o município conseguiu integrar-se, de fato, em sua primeira fase autônoma. 


Para realizar o que tenho eu em mente, conto eu com o apoio decisivo do senador Vitorino Freire, valoroso chefe do nosso partido, do Dr. Alfredo Duailibe, digno presidente da executiva do PST, secção deste Estado e de Homero Braúna, Digníssimo Delegado Regional do Trabalho no Maranhão e grande e esforçado amigo de Curador.


Espero, de modo especial, a colaboração sincera e honesta dos curadoenses em geral, afim de que possamos trabalhar, sem desfalecimentos, para o maior soerguimento moral, cultural deste município, fazendo-o rico e futuroso. Pois, engrandecendo-o, estamos contribuindo para o nosso próprio engrandecimento.

Certo de que ia encontrar entre todos vós a melhor acolhida e uma cooperação leal foi que me levou a aceitar tão espinhoso cargo.


Finalizando, quero agradecer, de modo especial, o comparecimento do povo a este ato, não só em meu nome, como em nome dos meus amigos e em nome do partido que tenho a honra de pertencer. Quanto às elogiosas referências feitas à minha humilde pessoa, apesar de imerecidas, sensibilizado, agradeço-as”. 


"Ariston Arruda Leda”.


*A fotografia que ilustra este texto foi uma cortesia do Dr. Antenor Leda Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário