quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Diário de Um Náufrago (Capítulo IX)



O MAR ME PRESENTOU NOVAMENTE

José Pedro Araújo

Em um desses dias de total ensimesmamento, andava pela praia quando dei de cara com uma caixa de madeira bem trabalhada semi-enterrada na areia. Pelo estado dela, parecia já estar por ali há muito tempo, pois os fechos se apresentavam muito enferrujados, o que me forçou a quebrá-los para abri-la. Surpresa. Dentro da caixa comprida estava uma carabina que me pareceu muito bonita. Mas era antiga, daquelas prontas para um único tiro de cada vez. Junto dela, bem protegidos, uma caixa com uma boa quantidade de projéteis. Torci para ainda estarem em condições de serem usados. Fui tomado por uma alegria sem precedentes. Talvez a maior em todos os meus dias nesta ilha. Felizmente havia um manual de orientação de como montar o equipamento, pois eu nunca havia, até aquele momento, colocado as mãos em um objeto desses. E foi fácil montá-lo. Como também usá-lo. E, para a minha maior satisfação, ver que os projéteis estavam aptos ao pleno uso ainda. Em verdade, alguns poucos deles. A maioria não detonou quando tentei. Mesmo assim, em caso de um conflito armado contra o meu oponente agora... Bem, nem é bom pensar nisto.

 É certo que não sou um Robson Crusoé, personagem criado pelo inglês Daniel Dafoe, aquele que teve que inventar quase tudo para prover a sua sobrevivência na sua ilha deserta, pois os tempos são outros hoje, e o mar está cheio de embarcações que transportam toda a sorte de mercadoria que, algumas vezes, caem no mar por algum motivo. E o mar, como já disso, não gosta de ficar com coisas estranhas que lhe são jogadas e cospe tudo nas praias. Sobretudo as coisas que flutuam. Lança muitas coisas ruins, porcarias mesmo, mas, de vez em quando, premia às pessoas com algo de bom também. Não é só punição.

Uma coisa que muito me frustrou foi que quase não ouvia o ronco dos motores dos aviões por ali. E quando isso acontecia, eles passavam tão altos que não era possível vê-los. Mas, mesmo assim resolvi riscar na areia o tal pedido de socorro, o SOS. Desenhei letras grandes, de mais de três ou quadro metros cada uma, para o caso de alguém passar sobrevoando a área e olhar para baixo. Tive que refazer o pedido muitas vezes, pois, ora era apagado pela chuva, ora pelo vento que encobria tudo com areia nova e o fazia sumir. Não gerou nenhum efeito, mas, mesmo assim, continuei com a prática. Era a minha esperança, uma das poucas, e por isso precisava manter o pedido de socorro sempre visível.

Minhas cuecas(?) também já estavam em péssimo estado, e logo teria que andar nu pela praia, o que não me agradava. Passou a ser uma das minhas preocupações maiores a procura de roupas pelas praias. Se tinha de tudo na areia, por que não haveria roupas também? E logo a minha preocupação se transformou em fixação, o que me levou a procurar todos os dias por coisas que o mar traz e deixa pela praia.

Certo dia caminhava somente para dar cumprimento ao meu expediente, espingarda às costas, preparado para qualquer ocorrência, quando avistei uma revoada de pássaros. Eram de uma espécie denominada gaivotas-rapineiras. E logo descobri o motivo de tal festança. Havia algo caído sobre a areia, um corpo, foi o que descobri logo de imediato. E um corpo humano, isso identifiquei depois de me aproximar mais. Confesso que fiquei em estado de choque. Nunca havia presenciado uma cena assim, naturalmente, e ver uma criatura ser literalmente devorada por pássaros, não era o que eu gostaria de presenciar naquela manhã. Ou em qualquer outra da minha atribulada vida.

Mas, enfim, era um corpo humano, de homem, e não estava ali há muito tempo, pois apenas parte do rosto, os olhos, principalmente, já haviam sido objeto de repastos das aves. Também ainda não estava em estado de putrefação, o que me levou a intuir que o mar o depositara ali momentos antes que eu o encontrasse.

Cheio de escrúpulos me aproximei do cadáver, ocasião em que os abutres levantaram voo a contragosto, soltando estridentes gritos de protesto, e ficaram a sobrevoar o local como a esperar pela minha partida. O homem morto vestia-se decentemente, e possuía quase a mesma compleição física que eu, pelo que pude ver em decorrência de o corpo se achar em posição decúbito lateral, mas com as pernas um pouco dobradas em direção às nádegas. Ao verificar melhor o corpo, apesar de já não contar com os olhos na cavidade ocular, depreendi que tinha feições orientais, ideia corroborada pelo rosto arredondado e pelos cabelos escuros e lisos. E logo uma ideia me ocorreu: vou sepultar o pobre homem, a despeito do estado de beligerância que identificava naquelas aves que continuavam sobrevoando o local. E assim procurei fazer, sem perda de tempo.

De posse de um pedaço de madeira que possivelmente adviera de alguma embarcação, cavei uma cova rasa, um pouco fora da linha de maré. Conclusão fácil ao observar a pequena elevação que a água sempre deixa na areia, marcando o ponto até aonde vai quando em seus movimentos de maré alta. Depois, sofri um pouco para arrastar o corpo até lá, fato que me fez suar bastante e que me deixou muito cansado. Era uma coisa para corrigir também, anotei mentalmente.

E foi nesse trajeto, quando removia o corpo do infeliz náufrago, que pensei em lhe pedir por empréstimo suas vestimentas, vez que se achavam em ótima situação, e ele não iria mais precisar delas. E lá chegando comecei a desvestir o cadáver, e ai tive outra surpresa: o homem trazia um cinto oculto, preso na altura da cintura. Retirei-o e vi que continha alguns bons maços de cédulas. Eram dólares americanos. Não levava nenhuma carteira consigo, mas deixava a impressão que uma tinha estado em um deles - pois se achava desabotoado – mas agora devia está em algum lugar na água.

Ainda trazia um fino cordão de outro atado ao pescoço, com uma pequena medalha na qual estavam cunhadas as iniciais J.W. E um anel no dedo anular, grande, vistoso, e com uma pedra vermelha incrustada, provavelmente um rubi. As roupas - e o dinheiro - ficaram comigo. Quanto ao pequeno colar, atei-o em uma pequena cruz de madeira que eu finque no solo junto ao pobre túmulo. E o anel ficou no dedo intumescido do morto.

Não preciso dizer que a cueca de seda, comprida, quase um calção, achei que me seria bem mais útil, e levei junto com o restante das roupas para a minha choupana para lavar tudo em muitas águas.  Precisava retirar o cheiro comum de cadáver que elas continham.

Antes de partir, fiz uma oração contrita em favor do morto, pedindo pela sua família, tão aflita quanto a minha naquela hora. Sobre mim, um céu límpido, de um azul quase escuro, com filetes de nuvens espalhadas como fiapos de algodão. Mas, nada dos pássaros. Haviam desistido para procurar outros meios de se alimentar. Mostraram-se muito mais práticos do que o ser humano: não quebravam a cabeça com algo que já consideravam perdido.  Voltei com o produto do meu achado e a me perguntar: mas, afinal, pra que dinheiro?


Nenhum comentário:

Postar um comentário