segunda-feira, 3 de julho de 2017

CRÔNICAS VIVIDAS -- LEI DE OURO

Imagem by Google



*(José Ribamar de Barros Nunes)

Físicos, filósofos e matemáticos garantem que o funcionamento do cosmo obedece a leis exatas e universais, muitas delas já formuladas e comprovadas. E se assim não fora, não teria resistido a tantos cataclismos e acidentes.
Gosto de pensamentos e provérbios. O Jornal Meio Norte estampou uma mensagem de Mahatma Gandhi, líder indiano maior, inspirador de políticos e religiosos em grande parte do mundo. Vibrei com a declaração dele que afirma que “a lei de ouro” do comportamento humano consiste na “tolerância mútua”.
Decidi divagar e estender o tema. Para começar, devo dizer que essa lei tão simples e tão verdadeira pertence a todas as religiões, seitas e muitas outras entidades.
A Maçonaria, por exemplo, adota-a como um dos seus princípios básicos. A Revolução Francesa que tem inspirado o mundo, criou o famoso e poderoso trinômio da liberdade, igualdade e fraternidade. Logo se lhe acrescentou a tolerância como complemento.
Assim sendo, não se pode duvidar desse ensinamento tão profundo e verdadeiro imaginado pelo líder indiano, considerado e seguido como guru de boa parte da humanidade que pensa.
A sabedoria popular, sempre atenta, insiste em que a teoria na prática é diferente. Se pais e filhos, irmãos e amigos, empregados e patrões, vizinhos e companheiros vivessem essa prática diária, o mundo seria bem diferente, as sociedades cresceriam no bem e na paz. A felicidade geral e absoluta talvez não chegasse a existir, mas, sem dúvida, existiriam muito mais “momentos felizes”...
Aos leitores e amigos dou o meu depoimento pessoal. Nem sempre fui ou sou tolerante. Asseguro, porém, que, em todas às vezes em que procurei sê-lo, valeu a pena a experiência.
Viva essa lei de ouro, de simpatia, solidariedade, digna, viável, humana, de simplicidade, beleza e de felicidade...

 (*) José Ribamar de Barros Nunes é autor de Crônicas Vividas  e Duzentas Crônicas Vividas.
E-mail: rnpi13@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário