sexta-feira, 3 de abril de 2015

A BOA VERDADE

(Lara Larissa)*

É difícil um filme me emocionar. Essa semana (confesso) que um me deixou com um nó (e tanto) na garganta: A Boa Mentira (título original:The Good Lie;  de Philippe Falardeau; EUA, 2014)
Tentei me conter pra não chorar na frente do Lívio (rsrs), mas algumas lágrimas brotaram teimosas.
Meu cunhado e meu pai me indicaram o filme. Fui com boas expectativas e, ainda assim, me surpreendi positivamente.
O enredo é inspirado na história real de crianças órfãs que, fugindo da Guerra Civil que assolou o Sudão entre 1983 e 2005, percorreram milhares de quilômetros à procura de abrigo.
Anos mais tarde, grupos humanitários americanos beneficiaram algumas dessas crianças, dando-lhes a oportunidade de morar nos Estados Unidos.
Mais do que uma narrativa bonita, há uma ênfase rara nos valores mais importantes: amor, solidariedade, altruísmo, bondade…
Mais do que me fazer chorar, me fez lembrar de outra história ainda mais tocante, sem mentiras ‘boas’ ou ruins.
Um Pastor americano contou-nos, em sua pregação, sobre o tempo que passou na mesma África.
Não me lembro o nome do país, mas lembro da situação precária em que viviam. O meio de comunicação principal ali eram homens que, montados a cavalo, seguiam pelas estradas, perguntando aos viajantes por novidades e repassando as novas que sabiam.
Em uma de suas viagens na região, esse Pastor encontrou com um desses comunicadores, que gritou de longe:
- Quais as notícias?
Ao que ele respondeu bem alto:
- Boas notícias! Jesus morreu por pecadores!
Quais as notícias? Boas notícias! Jesus morreu por pecadores.
Essa verdade maravilhosa ainda é notícia em nossos tempos, pois continua a gerar e transformar vidas, continua a fazer diferença no mundo atual e conduzir a um mundo após e além.
Jesus foi às últimas consequências para salvar pecadores imerecidos como eu e você. Aleluia!
“Ele foi rejeitado e desprezado por todos; ele suportou dores e sofrimentos sem fim. Era como alguém que não queremos ver; nós nem mesmo olhávamos para ele e o desprezávamos. No entanto, era o nosso sofrimento que ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando. E nós pensávamos que era por causa das suas próprias culpas que Deus o estava castigando, que Deus o estava maltratando e ferindo. Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu. Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido; cada um de nós seguia o seu próprio caminho. Mas o Senhor castigou o seu servo; fez com que ele sofresse o castigo que nós merecíamos.” Isaías 53. 3-6

*Lara Larissa é romancista, contista e cronista, e formada em jornalismo e direito. É também responsável pelo site Palavrasprabeber(palavrasprabeber.com).

Um comentário: