segunda-feira, 20 de julho de 2015

Fotografias Comparativas Para o Álbum de Presidente Dutra

Foto acervo Salomão Soares

           A fotografia acima é da década de 60, e retrata um dos períodos áureos da produção agrícola no município. A frota que se vê, pertencente ao empresário Salomão Soares, estava estacionada em frente aos depósitos da sua usina de beneficiamento de arroz, à Praça Biné Soares. Sobre os dois caminhões, carregados com sacas de algodão que seriam levados para as usinas beneficiadoras em Codó, vemos alguns trabalhadores que na época prestavam serviço ao empresário. Entre os dois caminhões, o seu Aero Willys de passeio, carro mais moderno da época. E, finalmente, do lado de um dos caminhões, o Jipe Willys da família para transitar pelas estradas enlameadas daquele tempo.  Retrata ainda um tempo em que a cidade não possuía uma metro de calçamento.
          Importante relembrar, que em épocas ainda mais distante, a cidade possuía várias usinas de beneficiamento de algodão, as tais bulandeiras. Uma delas, localizada na rua Sebastião Gomes, esquina com a travessa Nelson Sereno, ficava a mais moderna e funcionava à base de uma usina à vapor. Por ocasião da fotografia acima, não existia mais nenhuma usina para beneficiar o produto posto sobre os caminhões da foto. O foco empresarial no município já estava em franco período de mudanças.    




Fotografia de 2007.
          Esta outra fotografia da Praça Biné Soares foi feita em 2007, como esclarece a legenda, e em um ângulo um pouco diferente, inclinado para a direita. As duas, contudo, retratam o mesmo local em épocas diferentes, decorridos cinquenta anos entre uma e outra. As diferenças da cidade são visíveis. Hoje o comércio é o braço forte da economia da região, que teve o seu território bastante reduzido depois da criação de alguns novos municípios no seu entorno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário