segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

CRÔNICAS VIVIDAS - LUTO COLETIVO

Grafite de Banksy



José Ribamar de Barros Nunes*

Não sou psicólogo nem psiquiatra, mas às vezes, dou palpites sobre assuntos cuja competência cabe mais a esses profissionais. E assim, de quando em vez, invado a seara alheia e me manifesto sobre temas que não domino nem nunca dominarei. Não é raro que eu fale de gratidão, ingratidão, amor, amizade, heroísmo, desmaios d’alma e por ai vai.
O luto faz parte da vida social. Inesperado, previsto ou profetizado, ele se nos apresenta de repente, invadindo o corpo e a alma. Os entendidos e pesquisadores nos advertem de que a vida e o famoso império das circunstâncias exigem que estejamos sempre prontos e preparados para senti-lo, vivenciá-lo e na medida do possível, compreendê-lo e aceitá-lo.
Muitas e muitas vezes, tenho observado o que denomino de “luto coletivo”. O desaparecimento, inesperado ou não, de autoridades, chefes políticos, lideres e heróis, ocasionam esse tipo de comoção, emoção, tristeza e outros sentimentos acontecem em todos os níveis e áreas.
Eles atingem uma parcela grande ou pequena do bairro, da cidade, do estado, da nação ou do mundo. Em nível universal, por exemplo, posso citar os casos e tragédias de Kennedy, ataques terroristas como os de “Onze de Setembro”, Paris, Museu do Louvre e tantos outros.
O luto coletivo pode durar anos ou mesmo ficar para eternidade, da mesma forma que o luto individual pode perdurar, enquanto a vítima viver. A sabedoria popular escreve nos túmulos que “ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém”.
O Criador nos livre e guarde do luto individual e coletivo, ou, pelo menos, ajude a criatura a segurar e superar tais sentimentos e emoções inevitáveis.
Não sei se consegui repassar meu pensamento sobre o assunto que considero emblemático e mais do que enigmático.  E assim, abalada, prossegue a marcha da humanidade...

*José Ribamar de Barros Nunes, Assessor Parlamentar, é autor de Crônicas Vividas e Duzentas Crônicas Vividas
E-mail: rnpi13@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário