segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

LÁ PELOS IDOS ANOS DE 1969!




José Pedro Araújo

Esta semana fui surpreendido por uma fotografia postada por minha irmã no Whatsapp. Era a foto do meu convite de formatura do curso ginasial. Ano: 1969. A emoção aflorou por todos os poros e o coração bateu forte e saudoso ao me deparar com aquele singelo convite. Mas, e, sobretudo, por relembrar tantos colegas que há muito não vejo e, especialmente, por identificar ali alguns que já se foram e nos deixaram tanta saudade. E foram muitos, a maioria partiu na flor da idade, ainda construindo a carreira que tanto sonhou e planejou naqueles dias.

Resolvi juntar à foto do convite, outra que já postei aqui neste espaço no qual aparecem alguns dos vinte e três colegas concludentes, e rabiscar algumas linhas sobre o assunto. Nesta última fotografia, estão ausentes sete colegas concludentes que, a esta altura da vida (passados já quase quarenta e oito anos), não sei por que ficaram de fora: se por não terem participado da solenidade de formatura(o mais provável), ou se por simples vontade de não registrar a sua imagem para a posteridade.

O que tenho certeza é que por aquelas cabeças jovens transitavam muitos sonhos, e muitas interrogações também. Mais interrogações do que certezas, posso afirmar. Muitos sonhos, poucas certezas, e uma montanha de indagações de como seria o porvir. Deus se encarregou de traçar o caminho de cada um de nós. E quem somos nós para contestar os seus desígnios? O certo mesmo é que muitos saímos em busca de um futuro melhor, de um lugar ao sol, e não mais retornamos. A não ser por curtíssimo tempo e para matarmos a imensa saudade dos que deixamos para trás.  No meu caso, por exemplo, tento superar isso revivendo, e revirando, esse passado e registrando tudo através das linhas que escrevo, pois retorno menos à minha querência do que gostaria. É assim que me conecto diariamente ao meu velho e querido torrão! Bendita tecnologia que nos permite isso!

Sou imensamente grato ao velho GPD. Sou mais reconhecido ainda aos homens e mulheres que me proporcionaram a oportunidade de galgar novos patamares na vida. No que pese às dificuldades para se organizar um quadro de docentes de bom nível em cidades do porte daquela pequena comuna daqueles tempos, o destino tramou favoravelmente e nos enviou professores de altíssimo nível para sanar o problema.

Olhando mais uma vez a foto com os colegas devidamente trajados com a elegante farda do colégio, é possível concluir que saímos de lá prontos para enfrentar o futuro. As lições recebidas e os conhecimentos obtidos nas salas da vetusta União Artística Operária e Agrícola de Presidente Dutra, embasaram-nos fortemente para os embates que travaríamos dali para frente. E todos nos saímos satisfatoriamente. É o que posso concluir hoje. Nossos professores, a maioria ainda transitando entre nós, podem se orgulhar da obra realizada. Prestaram inestimável serviço àquele grupo de jovens imberbes e sonhadores, a maioria mal saída da adolescência, e abriram caminho para uma vida menos cheia de sacrifícios.  

Ao idealizador do Ginásio Presidente Dutra, Dr. José de Ribamar Fiquene, que, assim como nós, também partiu dali para alçar voos mais altos, chegando a ocupar o honroso cargo de Governador do Estado do Maranhão, a nossa eterna gratidão. E por tudo o que fez por aquela cidadezinha perdida àquela época no mais profundo e obscuro sertão maranhense, merece ele ser homenageado pelos nossos conterrâneos. Assim também, rogamos graças a todos aqueles que são lembrados no convite. Um deles, aliás, o meu dileto amigo Onildo Fortes de Sá Menezes, brilhante professor de Matemática, e nosso grande incentivador, também concluiu o seu curso de Engenharia Civil somente anos após a solenidade em que colamos grau e que tem o seu registro nesse simples Convite de Formatura que ora encabeça esta singela crônica. Tenho ainda a felicidade de contar com o nobre professor como um dos fieis leitores desse despretensioso blog. E isso muito me envaidece. Felicidades ao grupo de 1969, segunda Turma do GPD!


Nenhum comentário:

Postar um comentário