quarta-feira, 3 de maio de 2017

Diário de Um Náufrago (Capítulo XXVIII)




Fiz-me ao mar novamente

José Pedro Araújo

E foi assim que passei dias, quase um mês inteiro juntando material e construindo uma jangada igual àquela réplica que o japonês cuidadoso havia deixado, e que agora eu manuseava diariamente. Enquanto isso ia observando as correntes marinhas, para onde iam, como se comportavam as marés, tudo o mais. E então pude ver que aquele trajeto registrado no mapa pelo meu defunto amigo seguia exatamente o sentido de uma corrente. Navegar seguindo o seu curso seria muito mais fácil.
O mais difícil da construção foi fazer a engenharia da vela triangular ou latina, que permite navegar até mesmo com vento contrário. Passei dias tentando aprender o jogo das cordas, o segredo dos nós corrediços e a própria confecção da vela. Mas, enfim, pude testá-la antes de fixar na jangada. Posso dizer agora, sem falsa modéstia, que estou ficando bom nisso. A necessidade, o tempo de que disponho e, principalmente, o modelo desenhado e deixado na réplica pelo meu amigo náufrago, tornou-me um ótimo artesão, aptidão que jamais esperava possuir um dia. Apender a navegar utilizando apenas o vento foi uma das boas coisas que aprendi aqui nessa ilha. Quanto ao teste do funcionamento da vela o fiz enterrando um pequeno mastro na areia da praia, fixando a vela nele e observando o efeito do vento nela. Disso tirei lições de como fazê-la funcionar como objeto propulsor. Agora que já sabia tudo isso, fixei-a no mastro do barquinho e fiquei esperando pelo dia de embarcar.
Uma coisa que eu não disse ainda foi que, diferentemente do barquinho réplica, criei uma espécie de leme na popa da minha jangada e esculpi alguns remos para utilizá-los em caso de necessidade. Fiquei a esperar por dias favoráveis e para criar coragem de me aventurar mais uma vez ao mar. Enquanto isso, fui fazendo tentativas de navegar em dias de vento muito fraco e cheguei, no segundo ou terceiro ensaio, na ilha mais próxima. Foi até fácil. O difícil foi voltar. E como havia levado pouca água em uma garrafa pet que acondicionei no meu baú-assento, fiquei apavorado. Pois, treinar com uma vela fincada em um mastro fixo na praia é uma coisa. Navegar mesmo, tendo que controlar tudo sozinho, é outra muito diferente. Mas, afinal, consegui retornar com muito custo. E isso me amedrontou. Passei dois dias sem ir para o mar. Quase ia me esquecendo de dizer que a ilhota que eu visitei era um montículo de terra coberto de vegetação fechada e intransponível. Terra sobre rochas, e árvores de todo o tipo sobre o monte impenetrável. Pelo pouco que vi, não poderia, em caso de necessidade, abrigar-me nela.
Mas, enfim, três dias depois me fiz ao mar novamente. O tempo estava excelente e o mar calmo e com ventos fracos, de modo que eu visitei outras duas ilhazinhas um pouco mais distantes, mas na rota traçada no mapa. Essa terceira ilha já era um pouco maior e tinha até uma minúscula praia de areias saibrosas. Até me dei ao prazer de tocar com os pés naquela faixa estreita e que sabia que quando da maré mais alta devia ficar submersa. Voltei ao meu abrigo e me senti com o prazer de quem retorna para casa depois de algum tempo fora.
Para encurtar a minha história, devo dizer que depois de várias tentativas, cheguei à metade do percurso que estava marcado no mapa. E em decorrência do zig-zag que tinha que fazer para marear por entre as diversas ilhotas, algumas tão pequenas que mais pareciam um montículo de terra, preocupava-me bastante em identificar possíveis pontos que pudesse favorecer o meu regresso. Não gostaria de me perder no emaranhado de voltas que eu fazia. No final das contas aquela metade de roteiro eu já conhecia e sabia ir e voltar sem nenhum problema. Faltava agora me decidir fazer a viagem final. E devo confessar que isso que me causava um certo receio e uma angústia muito grande. Para fazer o trajeto total levaria mais de um dia, e eu tinha medo de não encontrar um local ideal para passar a noite e ter que enfrentar a escuridão a bordo do meu pequeno e inseguro barquinho.
Enquanto isso, ia preparando tudo o que precisaria levar. E o fiz com um cuidado extremo. Temia não encontrar as mesmas condições que eu tinha na minha ilha e morrer de fome e de sede antes que conseguisse sair daqui não estava nos meus planos. E isso me deixava frenético. Nervoso. Atribulado, mesmo. Finalmente chegou o grande dia. Fazia uma manhã muito clara, céu limpo e vento tão fraquinho que mais parecia uma brisa apropriada para empinar pipas.
Apanhei as coisas que havia preparado para a viagem e depositei na praia, arrastei o barquinho e, depois de estudar a corrente para sentir se estava no jeito mesmo, empurrei a jangada para a água e a deixei momentaneamente preza a uma pequena âncora que eu havia transformado de uma pedra de aproximadamente trinta quilos e que se achava agora repousando no fundo do mar ainda raso imobilizando com dificuldades a minha nau. Sai da água algumas vezes para apanhar a minha bagagem e, depois de cinco ou seis viagens, estava tudo sobre a minha embarcação. Não tinha muito mesmo. Fiz-me ao mar. Não olhei para traz para não aumentar o meu receio e para controlar o ímpeto que eu tinha de deixar a jornada para outro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário