quarta-feira, 11 de março de 2015

NOVAS FOTOGRAFIAS DE VALOR HISTÓRICO

Arquivo IBGE
         Esquina da rua Magalhães de Almeida com praça São Sebastião, sede do Colégio São Francisco de Assis, ano de 1949. A casa de esquina que se vê na foto acima anteriormente pertenceu ao comerciante Raimundo Freitas, e era o maior empório comercial do Curador. No período em que a fotografia foi feita, funcionava o Educandário São Francisco de Assis, conforme pode se verificar no nome escrito no alto da parede do casarão. Em texto extraído do livro "Viajando do Curador a Presidente Dutra" temos que "as irmãs Capuchinhas (Franciscanas) dirigiram o Colégio São Francisco de Assis que funcionava onde, em 2002, funcionou a Gerência de Desenvolvimento Regional, no qual ministravam do ABC ao 5º Ano. A Professora Maria de Jesus Jardim, em entrevista concedida ao historiador Elyellson Moraes, afirma que "em 1945 chegaram aqui as irmãs franciscanas. Elas fundaram o Educandário São Francisco de Assis, lá funcionava em regime interno e externo. ... tinha como diretora a irmã Fidélia...(sic)". Posteriormente os alunos foram transferidos para o novo prédio do convento, logo próximo, onde hoje funciona o Colégio Sagrada Família.

Arquivo IBGE
       Na foto acima é possível ver o convento das irmãs nos anos oitenta. No prédio funcionou até 1971 o Ginásio Santa Clara de Assis. 



         Interior do belo prédio do Convento das Irmãs com suas arcadas e colunas em estilo arquitetura romana.

        Convento após reforma recente. Atualmente funciona no prédio, após muitos anos fechado, o Colégio da Sagrada Família. As duas últimas fotografias foram feitas em 2007.

Um comentário: