quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

DUAS FOTOGRAFIAS HISTÓRICAS DA PRAÇA SÃO SEBASTIÃO


         Esta fotografia da Praça São Sebastião é da segunda metade dos anos quarenta(1949, provavelmente). É possível ver nela, no lado esquerdo, a igreja matriz de São Sebastião ainda no começo da sua construção. Olhando ainda mais detidamente, pode-se observar os andaimes e as escoras de sustentação das paredes em inicio. O vigário construtor foi Frei Renato de Valganna, que teve como vigário-cooperador, Frei Aniceto de Tavernole. Os dois religiosos iniciaram as obras de construção do templo com recursos arrecadados em várias cidades brasileiras. A pedra fundamental da nova igreja foi assentada no dia 04 de outubro de 1948.
     Somente para constar: a terceira casa à partir da direita, foi, provavelmente, a primeira a ter cobertura de telha no nascente povoado do Curador. Pertencia ao senhor José Nunes de Almeida, meu tataravô.

       A fotografia acima, da matriz de São Sebastião, é dos anos 60. A importância desta foto está na visualização das muretas que circundavam o belo templo, em perfeita consonância com o estilo Lombardo evoluído empregado pelos projetistas. Em uma reforma realizada nos anos 70, se não me falha a memória, alguém pouco preocupado com a sintonia entre o templo e o belo muro de proteção, substituiu-o por um gradil de ferro, em total desacordo com o seu projeto original. 
          Importante observar também que a Praça da matriz, assim como todas as ruas da cidade, ainda não contava com calçamento. E o poste da rede elétrica era de madeira lavrada. Foi obra da administração do prefeito Gerson Sereno.  
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário