sábado, 28 de fevereiro de 2015

Mais duas fotografias antigas

Curador anos 30.

José Pedro Araújo

          A qualidade da fotografia não é boa. Boa, contudo, é a sua história. Produzida em 1930, retrata a população do povoado do Curador naquela época. Mas não somente isso. Mostra também a forma de se vestir, a maioria com chapéus na cabeça, tão comum naquele tempo. O meio de transporte também pode ser vizualizado. Ao invés dos possantes carros de hoje, alguns montavam seus cavalos perfeitamente ajaezados. Por fim, a fotografia também mostrar a esquina da Praça Benedito Soares. A direita, o prédio antigo do sr. Celso Sereno (na parte hoje pertencente à empresa Complast) e logo próximo, ainda com cobertura de palha, a casa do Sr. Salomão Soares. No canto esquerdo, a casa que pertenceu ao Sr. Altino Costa, onde também funcionpou até recentemente um charmoso barzinho, um dos pontos de encontro da juventude do município. 

Presidente Dutra (ex-Curador) anos 60
            A foto acima retrata Presidente Dutra dos anos 60. Rua sem calçamento, posteamento de madeira para sustentar uma fiação elétrica monofásica, apresenta também alguns animais que costumavam circular pelas ruas da cidade. Os dois asininos à direita estavam sendo usados para transportar produtos agrícolas. Era comum também a presença desses animais pelas ruas transportando cargas de lenha para venda à falta do hoje indispensável gás butano. À esquerda é possível ver a residência do meu pai, juntamente com a sua casa comercial. E ao fundo, o primeiro prédio com mais de um pavimento construido na cidade: o Oton Hotel, localizado na Praça Diogo Soares. Na época em que a fotografia foi feita, servia como escritório para o Posto Serigy, pertencente também ao empresário Oton Gonçalves.

Um comentário:

  1. Meu caro Dom José Pedro Araújo Filho,

    Você consegue impregnar de saudosismo até mesmo aqueles que, como eu, nunca conheceram estas ruas, estas casas... do Curador onde suas lembranças permanecem catalisadas pela força do tempo.

    ResponderExcluir